39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

EFETIVIDADE DO TREINAMENTO AUDITIVO ACUSTICAMENTE CONTROLADO EM CRIANÇAS COM DESEMPENHO ESCOLAR PREJUDICADO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS DE REAVALIAÇÃO À CURTO PRAZO
Tavoni, J. R. ; COLELLA-SANTOS, M.F. ;

Introdução: A eficácia do treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) é reconhecida como grande aliada na intervenção fonoaudiológica associada ao diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Há, porém, a necessidade de maiores informações acerca da efetividade deste tipo de intervenção a curto prazo em crianças com dificuldades escolares. Objetivos: analisar o efeito do TAAC em crianças com desempenho escolar abaixo do esperado em dois momentos:após o término do TAAC e após três meses .
Métodos: Estudo quantitativo primário de caráter epidemiológico experimental de corte transversal, com grupos caso controle. Foram incluídos 20 sujeitos, com faixa etária de 8 à 12 anos, reunidos em Grupo Intervenção e Grupo Controle. Todos os sujeitos apresentaram desempenho escolar abaixo da média esperada de acordo com o Teste de Desempenho Escolar II, habilidades cognitivas dentro da normalidade no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e diagnosticadas com TPAC após avaliação composta pelos testes: Teste Dicótico de Dígitos, Teste Consoante Vogal, Teste de Identificação de Sentenças Sintéticas, Teste Padrão de Frequência e Teste Gaps In Noise. O Grupo Intervenção (GI) realizou oito sessões de TAAC após o diagnóstico de TPAC, bem como uma avaliação após o TAAC e, novamente, 3 meses após a intervenção. Já o Grupo Controle (GC), não recebeu intervenção e foi reavaliado após 3 meses da primeira avaliação, visando a análise comparativa dos resultados obtidos na primeira e na segunda avaliação. Realizada a análise dos dados obtidos por meio de abordagem quantitativa, de cunho descritivo analítico. Resultados: Dos dez sujeitos incluídos no Grupo Controle, seis sujeitos mantiveram resultados alterados em pelo menos dois testes da bateria de reavaliação do PAC comparando-se os resultados da primeira avaliação e da reavaliação a curto prazo (após 3 meses). No Grupo Intervenção, todos os sujeitos atingiram os padrões de normalidade nos testes de PAC após a realização do treinamento auditivo e mantiveram tais padrões na reavaliação após 3 meses. Conclusão: O treinamento auditivo mostrou-se como eficaz para a estimulação das habilidades auditivas alteradas em crianças com dificuldade escolar, as quais mantiveram-se dentro do padrão de normalidade mesmo após 3 meses do fim da intervenção realizada.

DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1120
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1120



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp