ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS SOBRE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
AZEVEDO, A.S. ;
SANTOS, L. ;
ARAUJO, V.A.F. ;
QUIDICOMO,S. ;
Introdução: O ambiente escolar, rico nas múltiplas informações auditivas, exige integridade anatômica e funcional das estruturas do Sistema Nervoso Auditivo (SNA), que englobam vias periféricas e centrais. Intervenções apropriadas e o reconhecimento precoce desses distúrbios, podem reduzir os prejuízos na vida acadêmica de crianças de séries iniciais, em decorrência de tais dificuldades serem consideradas como um dos principais impactos das alterações que acometem a linguagem oral. O transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é caracterizado pelo déficit nas habilidades auditivas que podem impactar a aprendizagem, principalmente em um ambiente acústico desfavorável, como a sala de aula, mesmo na presença de limiares auditivos dentro da normalidade. A semelhança dos sinais e comportamentos com outras alterações é um fator que gera confusão para o diagnóstico e pode criar diversos questionamentos, ou condutas equivocadas. O julgamento dos pais e professores perante o comportamento auditivo da criança nas mais diversas situações do cotidiano é de extrema importância, a fim de detectar o risco potencial para o TPAC. Desta forma, entender o nível de conhecimento dos professores sobre a relação entre o TPAC e aprendizagem escolar torna-se imprescindível, visto que, o encaminhamento e diagnóstico precoce podem contribuir e facilitar o trabalho docente na reflexão e decisão sobre as possíveis intervenções realizadas no campo educacional. Objetivo: Orientar professores de séries iniciais da rede pública de ensino sobre o impacto do Transtorno do Processamento Auditivo Central na aprendizagem. Metodologia: Revisão de literatura de artigos completos publicados nas bases de dados SciELO e LILACS entre os anos de 2013 e 2023. A partir deste estudo foi elaborado um Projeto Interdisciplinar de Extensão em forma de portifólio e uma Cartilha Digital para professores da Rede Pública Municipal de Ensino compostas por orientações e estratégias que podem ser utilizadas como apoio e ser direcionadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Resultado: O material desenvolvido na pesquisa foi utilizado em uma palestra sobre o Processamento Auditivo Central (PAC) e as alterações decorrentes do seu transtorno. Assim, como corroborado pela literatura, o tema ainda é pouco conhecido nas escolas, bem como a intervenção fonoaudiológica nessa área. Distinguir, em parte, alterações que possam levar à prejuízos na aquisição da linguagem, propiciou aos professores uma condição mais assertiva na observação, inshigts e análise das diversas situações do cotidiano do comportamento auditivo de uma criança que necessita de avaliação especializada. Os resultados positivos da ação realizada geraram um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação dos Município que propõem a orientação da Rede Municipal para todos os professores de séries iniciais. Conclusão: A orientação fonoaudiológica voltada para os professores é de extrema importância e a realização de palestras, campanhas e pesquisas são necessárias para o aprimoramento do conhecimento na busca da promoção à saúde do escolar.
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