39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

IMPACTOS DO IMPLANTE COCLEAR NAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Albuquerque, G. M. P. A. ; Gonçalves, J. C. ; Pessoa, L. S. ; Andrade, W. T. L. ;

Introdução: O implante coclear (IC) é um importante instrumento para indivíduos que possuem perda auditiva e não se adaptam com o uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Sem ele, essa população, especialmente a infantil, pode apresentar dificuldades na produção e percepção dos sons da fala e no desenvolvimento da linguagem oral, trazendo impactos importantes para a sua comunicação e interação social. Objetivo: Discutir o efeito do uso do IC nas habilidades linguísticas na infância. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida na base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), utilizando os seguintes descritores disponíveis no DeCS: “Implante Coclear”, “Criança” e “Linguagem” e com a utilização do operador booleano AND: “implante coclear” AND “criança”, “implante coclear” AND “linguagem”, “implante coclear” AND “criança” AND “linguagem” e seus respectivos descritores na língua inglesa. Após a busca de todos os artigos, foram aplicados os seguintes critérios de inclusão: textos completos, publicados entre 2019 e 2024, nos idiomas português e inglês. Além disso, foram excluídos estudos de revisão de literatura, estudos não disponíveis gratuitamente e que não fossem relacionados à temática. Inicialmente, foram selecionados 17 estudos e, após aplicação dos critérios de inclusão, retirada de artigos duplicados, leitura dos resumos e leitura na íntegra, totalizaram 5 estudos. Discussão: Embora haja uma relação direta entre o uso de dispositivos eletrônicos de auxílio à audição, especialmente o IC, e a aquisição e desenvolvimento da linguagem, foi constatado uma escassez na quantidade de trabalhos científicos. Segundo Estima et al. (2022), quanto mais cedo o cérebro receber sons com significado, maiores condições ele terá de produzir bons resultados, devido à plasticidade funcional do sistema nervoso central e da diminuição da privação sensorial. Com isso, nos artigos analisados, verificou-se unanimidade sobre a importância da reabilitação auditiva precoce (abaixo dos cinco anos de idade), com uso do IC para um adequado desenvolvimento da linguagem. Contudo, diversos fatores associados à habilitação do IC e das habilidades auditivas afetam o desenvolvimento da linguagem da criança, tais como: adesão do paciente e família, uso do dispositivo, fatores socioeconômicos e acesso a centros de reabilitação com atenção fonoaudiológica. Além disso, evidências apontam um pior desempenho de funcionamento social em alunos com IC na escola, em comparação a colegas com audição normal (Muller et al., 2023). Tais dados comprovam que as habilidades linguísticas das crianças surdas, mesmo com uso do IC, sofrem prejuízos diretos em áreas distintas do desenvolvimento. Conclusão: O estudo ratifica a extrema importância do IC precoce na primeira infância para as crianças surdas que não se beneficiam do uso de AASI. Contudo, mesmo com tal intervenção foi percebido que a consciência fonológica, desempenho acadêmico e a socialização dos implantados no ambiente escolar frequentemente são inferiores às crianças com padrão auditivo dentro da normalidade. Desse modo, torna-se imprescindível o aprofundamento dos estudos e estratégias para possibilitar às crianças com IC um desenvolvimento de linguagem oral e de aprendizagem o mais próximo possível às crianças com audição normal.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1135
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1135



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