METODOLOGIAS ATIVAS PARA O TREINO DE HABILIDADES NA AVALIAÇÃO DO ZUMBIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Silva, V.D. ;
Cunha, V.L.C. ;
Santos, M.B. ;
Valença, E.C.D. ;
Rosa, M.R.D ;
Introdução: O zumbido é caracterizado como um som percebido pelo indivíduo, sem a existência de uma fonte sonora no ambiente, associa-se com alterações no sistema nervoso auditivo central - SNAC e a problemas emocionais. Uma avaliação auditiva e diagnóstico de qualidade é imprescindível para a identificação das possíveis causas, indicação de tratamentos potenciais e assim, um melhor prognóstico do caso. Para desenvolver aprendizagem significativa na área da saúde, as metodologias ativas de aprendizagem tornaram-se essenciais, elas visam o aprendiz como o centro desse processo e favorecem a aprendizagem efetiva, resultando em profissionais mais capacitados e confiantes para a prática clínica baseada em evidências. Objetivo: Realizar treinamento teórico-prático em habilidades de avaliação fonoaudiológica do paciente com zumbido utilizando metodologias ativas de aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da realização de um treinamento utilizando metodologias ativas de aprendizagem para a melhoria das habilidades na realização da avaliação fonoaudiológica em pacientes com zumbido. Foi realizado para um grupo de extensionistas, do curso de fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior - IES pública. A necessidade foi identificada diante de algumas dificuldades no fluxo e seguimento dos atendimentos, dúvidas persistentes dos estudantes na realização de alguns exames e alguns com pouca experiência que ainda não se sentiam seguros quanto ao acompanhamento dos pacientes. Com base nisso, foram realizadas pesquisas para a definição das metodologias ativas a serem utilizadas, e ao final, aplicou-se um questionário baseado no Net Promoter Score- NPS, com perguntas relacionadas ao aprendizado adquirido e a efetividade real do treinamento, para serem avaliados em uma escala de 0 a 10. Este protocolo permite uma classificação em zonas de satisfação, que variam em: Excelência; qualidade; aperfeiçoamento ou crítica, além de classificá-los como promotores, neutros ou detratores, a depender da resposta obtida. Resultados: Foi elaborado um novo treinamento com a escolha de metodologias ativas viáveis. O treinamento teve uma duração de 3 manhãs em 3 semanas diferentes, envolvendo preparação anterior, revisão teórica expositiva dialogada, estruturação de estações de aprendizagem com simulações de atendimento e realização dos exames associada à gravação explicativa de cada um, finalizando com a realização do diagnóstico dos casos. Obteve-se a adesão de 100% dos estudantes atuantes, totalizando 8 participantes. A partir da análise do questionário foi possível identificar que 100% deles revelaram estar satisfeitos de um modo geral e acreditam que o treinamento possibilitou adequada associação teoria e prática, melhorando a sua confiança no atendimento aos pacientes com zumbido, além de alegarem que as simulações favoreceram a sua aprendizagem na temática abordada. 85,7% alegou que aprendeu melhor o conteúdo e que o novo formato ajudou muito. O treinamento se encontra na zona de excelência pela avaliação dos extensionistas e 100% dos participantes são classificados como promotores. Conclusão: A partir da realização deste treinamento foi possível afirmar que as metodologias ativas utilizadas foram eficazes para um bom engajamento, efetividade da aprendizagem dos conteúdos abordados e garantia da satisfação dos integrantes de uma extensão universitária da IES pública, o que resultará em um melhor atendimento e fluxo na extensão.
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