39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ACHADOS NA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DE TRONCO ENCEFÁLICO EM ESCOLARES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Ubiali. T. ; Carvalho, N. G. ; Lemos, A. C. P. ; Amaral, M. I. R. ; Matas, C. G. ; Colella-Santos, M. F. ;

Introdução: A avaliação eletrofisiológica é recomendada para complementar a avaliação comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC), pois auxilia no diagnóstico diferencial das alterações do Sistema Nervoso Auditivo Central (SNAC) e do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Os testes mais comumente utilizados são os potenciais corticais, porém estudos recentes tem demonstrado alterações funcionais também em estruturas do tronco encefálico. Objetivo: Analisar os achados da avaliação do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) de crianças diagnosticadas com TPAC. Método: Estudo descritivo de corte transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (no 6.216.032). Este estudo está inserido em um projeto maior e foi realizado em parceria com uma escola da rede pública. Inicialmente, em ambiente escolar, foram realizados os seguintes procedimentos: triagem cognitiva, avaliação audiológica básica e triagem das habilidades auditivas de crianças entre 6 e 8 anos de idade. Posteriormente, as crianças que apresentaram audição normal e desempenho na média ou acima da média da capacidade intelectual foram convidadas a realizarem a avaliação comportamental e eletrofisiológica do PAC no laboratório de audiologia da instituição. Foram excluídas crianças que apresentaram diagnóstico/suspeita de alterações do neurodesenvolvimento. Trinta e duas crianças realizaram a avaliação comportamental e 10 foram diagnosticadas com TPAC (com base em dois testes alterados). Dentre as crianças com TPAC, oito retornaram para a avaliação eletrofisiológica, sendo 3 do sexo masculino e média de idade de 8,0 anos (±0,4). Na avaliação comportamental foram aplicados os testes Dicótico de Dígitos (TDD), Teste de Sentenças com Mensagem Competitiva Ipsilateral (PSI), Gaps in Noise (GIN) e Padrão de Frequência (TPF). Para a aquisição do PEATE foi utilizado o equipamento IHS, fones de inserção e eletrodos nas posições Cz (ativo), Fpz (terra) e M1/M2 (referência). Resultados: A alteração mais recorrente encontrada na avaliação comportamental das 10 crianças com TPAC foi a habilidade de resolução temporal (07 crianças), seguida pelas habilidades de ordenação temporal (05 crianças), integração binaural (05 crianças) e figura-fundo (04 crianças). Destas, oito crianças com TPAC realizaram a avaliação eletrofisiológica, quatro (50%) apresentaram alterações no PEATE sendo: aumento de latência das ondas III (2 crianças) e V (2 crianças) e diminuição da amplitude-ratio (AR) das ondas V-I (1 criança). A média dos valores de latência das ondas I, III e V e dos interpicos I-III, III-V e I-V para as orelhas direita (OD) e esquerda (OE), foram, respectivamente: 1,57(±0,12) e 1,56(±0,10), 3,71(±0,12) e 3,84(±0,14), 5,65(±0,23) e 5,61(±0,21), 2,25 (±0,20) e 2,27 (±0,16), 1,91 (±0,20) e 1,78 (±0,17), 4,08 (±0,20) e 4,05 (±0,22). A média das amplitudes I, III, V e AR V-I nas OD e OE foram, respectivamente: 0,55(±0,20) e 0,50(±0,10), 0,48(±0,15) e 0,46(±0,11), 0,77(±0,22) e 0,77 (±0,23) e 1,47(±0,55) e 1,60(±0,36). Conclusão: Os resultados iniciais demonstram que crianças com TPAC podem apresentar alterações no funcionamento da via auditiva desde o tronco encefálico, tais como prolongamento das latências das ondas III e/ou V do PEATE, bem como da relação da amplitude entre as ondas V-I.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1144
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1144



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