TONTURA POSTURAL PERCEPTUAL PERSISTENTE (TPPP): UMA REVISÃO DA LITERATURA
Silva, J. A ;
Teixeira, T. B ;
Silva, P.V ;
Silva, F. A ;
Bonfim, L. A ;
Calixto, C. A. S ;
Silva, A.M ;
Introdução: A Tontura Perceptual Postural Persistente (TPPP) é uma disfunção vestibular caracterizada pela persistente sensação de desequilíbrio por mais de três meses, sem evidências médicas claras para sustentar a continuidade do quadro.
Objetivo: Esta revisão integrativa visa caracterizar o impacto da TPPP na qualidade de vida, descrever seus sinais e sintomas, identificar a população predominante e examinar diagnósticos e tratamentos.
Metodologia: Foram realizadas buscas de artigos científicos nas bases de dados PubMED, Scielo, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores em português depressão, equilíbrio postural, otoneurologia, transtorno fóbico, vertigem e seus respectivos termos em inglês, publicados entre 2018 e 2023.
Resultados: Embora existam vários métodos diagnósticos abrangendo áreas neurológicas e psicoemocionais é preciso ter um método específico para o diagnóstico da TPPP. Os sinais e sintomas incluem tontura não rotatória, crises súbitas com duração de alguns segundos, acompanhadas de náuseas, vômitos e instabilidade. Alguns pacientes apresentam condições prévias que podem desencadear ou agravar a TPPP, como distúrbios vestibulares, transtornos de ansiedade ou desequilíbrios.
Conclusão: Dessa forma, foi mostrado que qualquer pessoa pode desenvolver TPPP, e o tratamento varia, incluindo medicamentos inibidores de recaptação de serotonina, reabilitação vestibular, neuro feedback de infra-baixa e terapia cognitivo-comportamental.
DADOS DE PUBLICAÇÃO