WIKIPÉDIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA
Matos, H. G. C. ;
Zucki, F. ;
Lima, F. R. ;
Lebler, C. D. C. ;
Duarte, J. L. ;
CRUZ, P. C. ;
Montilha, A. A. P. ;
Morata, T. C. ;
Jacob, L. C. B. ;
Introdução: A extensão universitária integra ensino, pesquisa e interação com a sociedade para democratizar o acesso ao conhecimento e facilitar a colaboração entre a universidade e a comunidade. Projetos mantidos e geridos por uma comunidade global de voluntários e pela Wikimedia Foundation, como a enciclopédia livre Wikipédia, unem a aprendizagem digital e a promoção de saúde, fomentando a formação crítica e responsável, o diálogo construtivo e a reflexão ética na tradução e na disseminação de conhecimento on-line. O uso da Wikipédia em projetos de extensão universitária permite aos estudantes contribuir ativamente para a construção reflexiva do conhecimento, enquanto os professores atuam como mediadores no desenvolvimento das competências científicas e humanas dos alunos. Objetivo: Relatar os resultados de um projeto de extensão universitária baseado no uso da Wikipédia como ferramenta de promoção de saúde auditiva. Metodologia: Foi desenvolvido um projeto de extensão universitária por dois cursos de Fonoaudiologia, integrantes de um projeto de pesquisa interinstitucional e internacional, para utilização da Wikipédia como ferramenta de promoção em saúde auditiva. Alunos de graduação das instituições participantes foram capacitados na edição de conteúdos cientificamente embasados sobre saúde auditiva por integrantes da comunidade brasileira de usuários da Wikipédia e por pesquisadores do projeto. A capacitação envolveu: normas de edição, livro de estilo textual, uso de referências bibliográficas e registro de arquivos na plataforma Wikimedia Commons (repositório multimídia em licença aberta relacionado a Wikipédia). Todas as edições realizadas pelos participantes foram monitoradas por meio da plataforma de acompanhamento educacional Outreach Dashboard. Foram quantificados os números de: edições, verbetes editados, visualizações, referências bibliográficas e arquivamento de material multimídia entre março de 2023 e fevereiro de 2024. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética — Parecer n.º 6.114.935. Resultados: Foram capacitados 21 alunos de graduação que realizaram um total de 684 edições de conteúdos em 67 verbetes na Wikipédia relacionados com saúde auditiva. Os alunos contribuíram com a inserção de 490 fontes de referências e com o carregamento de 27 arquivos de imagem. Durante o período de acompanhamento, foram registradas 204.000 visualizações aos verbetes editados no projeto. Conclusão: O uso da Wikipédia como estratégia de promoção de saúde auditiva por alunos de graduação apresenta potencialidades significativas na construção de um espaço coletivo para o consumo e produção de conhecimento. Um exemplo, as plataformas de Inteligência Artifical (generative text, chatbots) usam fontes abertas, com a disponibilização de conteúdos na Wikipédia o potencial de alcance da informação de qualidade é expandido. O ambiente digital da Wikipédia oferece aos alunos a oportunidade de refletir sobre suas contribuições na escrita de textos relacionados aos temas de sua formação acadêmica. Os resultados quantitativos demonstram o acesso aos conteúdos editados pelos alunos e destacam a importância da Wikipédia como um instrumento de promoção de saúde, facilitando a tradução de conhecimentos científicos da universidade para a comunidade por meio da internet.
DADOS DE PUBLICAÇÃO