INFLUÊNCIA DA HABILIDADE DO PROCESSAMENTO AUDITIVO ESPACIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA
Barbosa, J. N. ;
Queiroz, J. N. ;
Colella-Santos M. F. ;
Introdução: O Processamento Auditivo Espacial (PAE) representa a capacidade do sistema nervoso central de focar em sons específicos, principalmente sons da fala, em meio a ambientes com ruídos competitivos de diversas direções. Esta habilidade participa da análise e interpretação dos estímulos auditivos. O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) pode ser definido como a dificuldade de interpretação das informações auditivas no cérebro, prejudicando a compreensão da informação e aprendizado. Objetivo: Analisar dados da literatura recente, entre os anos de 2019 e 2024, sobre processamento auditivo espacial em crianças e adolescentes. Metodologia: Realizou-se uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo, Pubmed, Cochrane e Embase com os descritores: Auditory spatialized processing; Auditory processing disorders no inglês e no português (processamento auditivo espacial e transtornos do processamento auditivo). Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2019 e 2024, de acesso gratuito, nos idiomas português e inglês com indivíduos da faixa etária de 6 a 18 anos (crianças e adolescentes), sobre processamento auditivo espacial. Foram excluídos artigos que não tratavam do PAE, fora do período de publicação estipulado ou com foco em adultos ou idosos. Artigos nos quais as crianças apresentavam transtornos mentais ou neurológicos também foram excluídos. Com a inserção dos descritores em inglês na plataforma Pubmed, foram encontrados 46 artigos. Após a leitura dos títulos, foram selecionados 12 artigos, depois, com a leitura dos resumos e na íntegra, 4 estudos foram selecionados. Na plataforma Cochrane, 42 artigos foram encontrados com os descritores em inglês, após as análises de título, 36 artigos foram excluídos para a leitura do resumo, destes apenas 2 artigos foram selecionados. Os descritores em português não resultaram em artigos. Na plataforma Scielo e Embase nenhum artigo foi encontrado com os descritores em português ou inglês. Ao todo, foram selecionados 6 (6,8%) artigos para análise. Resultados: Nenhum artigo foi encontrado em Português sobre o tema. Após a leitura dos resumos 33,3% dos artigos foram excluídos, por serem realizados com população adulta e/ou idosa, indicando número reduzido de pesquisa no público da revisão. Nas pesquisas selecionadas, observou-se influência do PAE em habilidades concernentes à cognição (3 artigos), memória (1), linguagem expressiva e receptiva (1), perda auditiva (2) e alterações cerebrais estruturais (2). Tais dados foram descritos como valorosos para incentivo da avaliação do PAE, visando o aprimoramento de tal habilidade e a qualidade de vida. Os testes aplicados nos artigos selecionados foram: Audiometria Tonal Limiar (2 artigos), Treinamento voltado para Processamento Espacial (1), Teste de Fala no Ruído (3), Timpanometria (1), Reflexos Acústicos Ipsilaterais (1), The Listening in Spatialized Noise – Sentences (LiSN-S) (4), teste comportamental “Evaluation of Children's Listening and Processing Skills (ECLiPS) (2). Conclusão: O processamento auditivo espacial contribui para o diagnóstico diferencial em transtorno do processamento auditivo, ampliando as possibilidades de intervenções mais assertivas, promovendo o aumento da qualidade de vida da criança e do adolescente. Entretanto, o número de artigos encontrados nas duas plataformas foi bastante reduzido, sugerindo que ainda são necessários estudos no que diz respeito à avaliação e intervenção dessa habilidade.
DADOS DE PUBLICAÇÃO