PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA WIKIPÉDIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Matos, H. G. C. ;
Vieira, S. K. ;
Berberian, A. P. ;
Cruz, P. C. ;
Cardoso, M. J. F. ;
Zucki, F. ;
Lacerda, A. B. M. ;
Morata, T. C. ;
Alvarenga, K. de F. ;
Jacob, L. C. B. ;
Introdução: A utilização da Wikipédia no ensino superior pode contribuir com o desenvolvimento de práticas colaborativas de letramento e com a democratização de conhecimentos científicos, bem como oportunizar o implemento de metodologias de ensino-aprendizagem envolvendo o gênero textual veiculado. Objetivo: Analisar a experiência de estudantes de graduação e pós-graduação com textos veiculados na Wikipédia na sua formação acadêmica. Metodologia: Um protocolo semi-estruturado composto por questões abertas e fechadas em torno dos seguintes aspectos: (i) percepção dos estudantes em relação aos textos apresentados na Wikipédia, especialmente os relacionados a temas acadêmicos; (ii) acesso e experiências dos estudantes com esse tipo de texto/conteúdo; e (iii) a leitura de textos disponíveis na Wikipédia durante sua formação acadêmica. Participaram estudantes de graduação (G=32) e pós-graduação (PG=10) participantes de disciplinas na área da saúde. Os resultados foram agrupados tematicamente em categorias de respostas e analisados de forma quantitativa descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética — Parecer n.º 6.114.935. Resultados: Com relação às perguntas abertas, 43.8% (G) e 100% (PG) afirmaram já ter lido textos na Wikipédia após o ingresso no ensino superior, com frequência inferior a 10 vezes (G=56.3%|PG=100%), por iniciativa própria (G=100%|PG=90%), orientação de professores (G=7.1%|PG=40%) e sugestão de colegas do curso (G=0%|PG=50%). A relação com esse tipo de texto foi considerada positiva (G=57.1%|PG=70%), a leitura dos textos atendeu as demandas e expectativas (G=64.3%|PG=70%), apesar de ambos os grupos terem relatado não lembrar de algo importante que tenha sido lido (G=64.3%|PG=60%). Os conteúdos foram considerados confiáveis (G=50%|PG=30%) e fáceis de serem lidos (G=0%|PG=90%). Em se tratando das perguntas fechadas, os estudantes ressaltaram a avaliação positiva dos textos na Wikipédia como resultado da diversidade de conhecimentos, linguagem acessível, facilidade de acesso e confiabilidade das informações. Em contrapartida, o layout pouco atrativo, a superficialidade e a inconsistência de alguns conteúdos fundamentou a relação negativa. Os estudantes leram textos na Wikipédia principalmente para pesquisa de temas do ensino superior e busca por informações gerais. As demandas com a leitura foram alcançadas para os estudantes que tiveram relação positiva com a Wikipédia pela disponibilização de informações complementares e pelas referências indicadas. Conclusão: A experiência de alunos de graduação e pós-graduação com a Wikipédia mostrou-se positiva, especialmente no que concerne a linguagem, acesso e confiabilidade das informações. A Wikipédia surge como um veículo de textos pertencentes a um gênero textual digital presente na realidade de estudantes universitários, influenciando suas experiências de leitura e acesso à informação. Essa inserção possibilita explorar a Wikipédia como recurso textual na formação acadêmica no ensino superior.
DADOS DE PUBLICAÇÃO