PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE PERDA AUDITIVA EM ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Braga Jr, J. ;
Quintela, S.H.C. ;
Silva, E.D. ;
Almeida, S.M.B. ;
Giustina, T.S.D. ;
Scharlach, R.C. ;
Introdução: A promoção da saúde abrange componentes educativos que visam a transformação de hábitos e estilo de vida. Nesse contexto, iniciativas educativas no ambiente escolar sobre a exposição a níveis de pressão sonora elevados emergem como estratégias para disseminar o conhecimento e prevenir a perda auditiva. Atualmente, dentre os estudos existentes, é possível elencar para a educação e promoção da saúde auditiva voltados para crianças e jovens o programa Dangerous Decibels®, que utiliza estratégias educativas lúdicas com o intuito de prevenir perdas auditivas e zumbido provocadas por exposição a sons intensos. Objetivo: Relatar a experiência de um projeto de promoção e prevenção de perda auditiva em escolares. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado em uma escola pública do sul do Brasil no ano de 2023. A ação foi realizada com 173 escolares, com idade entre 7 a 10 anos, matriculados nas turmas de 2º ano, 3º ano e 5º ano ensino fundamental I. As atividades foram conduzidas em colaboração de uma docente e educadora do Dangerous Decibels® com o serviço de fonoaudiologia e professoras de educação geral do colégio. Envolveram também estudantes do curso de fonoaudiologia de uma universidade pública. A ação teve a duração de 45 minutos à 1 hora e contou com as seguintes etapas: 1) Introdução ao problema; 2) O que são decibels perigosos e três maneiras de proteger a sua audição; 3) O que é som?; 4) Como ouvimos?; 5) Como prejudicamos a nossa audição?; 6)Que som é este?; 7) Quão intenso é muito intenso?; 8) Medindo os decibels; 9) Como usar protetores auditivos; 10) Agite Seu Mundo: Hora de Agir!. Resultados: As estratégias propostas revelaram-se de extrema relevância, fornecendo orientações valiosas sobre as medidas passíveis de serem adotadas no ambiente escolar visando à redução do ruído e à minimização de interferências no processo de ensino. O entendimento aprofundado sobre a importância e o funcionamento do sistema auditivo humano desempenhou um papel crucial na conscientização dos alunos sobre a necessidade de preservar o sistema auditivo, além de capacitar os alunos a compreenderem as ações concretas que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo no ambiente escolar. As discussões realizadas em sala de aula proporcionaram o aprofundamento dos conceitos e as perguntas formuladas pelos alunos evidenciaram o interesse pelo tema. A interação das turmas nas atividades propostas pelo programa demonstrou que a abordagem prática contribuiu para a assimilação efetiva dos conceitos abordados. Conclusão: Torna-se indispensável a implementação de abordagens educativas, como as oferecidas pelo Dangerous Decibels®, visando promover a consciência sobre a saúde auditiva desde a infância. Essa iniciativa desempenha um papel crucial na prevenção de problemas auditivos nas gerações futuras, ao equipar os estudantes com conhecimentos fundamentais e práticas saudáveis em relação à saúde auditiva.
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