39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PERDA AUDITIVA OCULTA EM MÚSICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Costa, H. ; Simões, P.S. ; Oliveira, M.K. ; Fidêncio, V.L.D. ; Lüders, D. ;

Introdução: O termo perda auditiva oculta tem sido utilizado para descrever alterações auditivas não detectadas na audiometria de tons puros. Os pacientes relatam sintomas auditivos como dificuldade de ouvir em ambientes com ruído competitivo, zumbido e dificuldade na compreensão de mensagens transmitidas por outras pessoas, apesar de apresentam limiares auditivos dentro do padrão de normalidade. Objetivo: Descrever como é diagnosticada a perda auditiva oculta em músicos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa que cumpriu as etapas: (1) formulação da pergunta norteadora; (2) busca de estudos nas bases de pesquisa LILACS, PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, por meio da combinação dos termos: “perda auditiva oculta” OR “hidden hearing loss” OR “synaptopathy” OR “sinaptopatia” AND “musicians” OR “musician” OR “músicos” OR “músico”. A busca no Google Scholar foi realizada duas vezes, com os termos: “Hidden Hearing Loss in Musicians” e “Synaptopathy in musicians”, sendo considerados os cem primeiros resultados de cada busca; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados dos artigos incluídos; (5) análise crítica; (6) discussão dos resultados. Resultados: Foram encontrados 228 estudos nas bases de dados pesquisadas. Desse total, 47 foram excluídos devido à duplicidade, 17 devido aos critérios de inclusão/exclusão e restaram 164 artigos para leitura dos títulos e resumos. Após essa etapa foram excluídos 151 artigos, por não se referirem ao tema de pesquisa, e 13 estudos foram selecionados para leitura na íntegra. Ao final, foram excluídos cinco estudos por não se relacionarem ao tema da pesquisa e dois por não estarem disponíveis na íntegra, restando seis artigos para serem incluídos na revisão. Dos estudos selecionados, quatro foram publicados nos Estados Unidos, um na Inglaterra e um na Grécia. Dentre os estudos, quatro investigaram estudantes de música e não estudantes de música, e dois tiveram seu foco em músicos, ou não músicos, em relação à perda auditiva oculta. No que se refere às técnicas utilizadas para a coleta de dados dos indivíduos participantes, foram realizados exames como audiometria tonal liminar, audiometria de altas frequências, questionários de exposição ao ruído, emissões otoacústicas (EOAPD e EOAT), imitanciometria, potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE) e testes de processamento auditivo e limiar no ruído. Os estudos que aplicaram questionários revelaram uma pontuação elevada dos músicos, ou estudantes de música, quando comparados aos não músicos e não estudantes de música, quando se trata da exposição a sons de alta intensidade. A realização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) foi decrito em cinco estudos, que referiram uma redução da amplitude da onda I. Destes, três estudos apontaram diferenças de amplitude no PEATE entre músicos e não músicos e dois não encontraram diferença entre os grupos na amplitude da onda I.
Conclusão: Apesar da constatação de maior exposição de músicos e estudantes de música a sons de forte intensidade e da prevalência na redução da amplitude da onda I do PEATE nesse público, a pesquisa da perda auditiva oculta é um desafio, posto que não há consenso entre os autores acerca dos exames diagnósticos para descrevê-la.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1175
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1175



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