EFEITOS NEGATIVOS DO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
Honorato, T.S.R ;
Almeida, K.A. ;
Santos, J.F ;
Oliveira, P.M.R ;
Silva,T.R. ;
Lopes, R.V. ;
Silva, A.M ;
Introdução: O Processamento Auditivo Central (PAC) compreende uma série de processos que ocorrem nas estruturas do sistema nervoso central, incluindo as vias auditivas e o córtex. A organização das informações acústicas pelo sistema nervoso auditivo central está diretamente relacionada à capacidade biológica e à experiência auditiva do indivíduo, desencadeando uma série de processos sequenciais que permitem que um indivíduo realize uma análise metacognitiva dos eventos sonoros, como detecção, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, memória e atenção. A avaliação do PAC é fundamental na identificação do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), caracterizado por alterações nas habilidades auditivas, sendo um déficit na capacidade de perceber informações auditivas, tanto verbais como não verbais, devido a problemas no sistema nervoso auditivo central. Esses problemas podem afetar as funções de escuta dicótica, processos temporais e interação binaural. O TPAC pode afetar negativamente o desempenho acadêmico, especialmente na fase de alfabetização, aquisição de leitura e escrita e capacidade de acompanhar e entender informações verbais. Objetivo: Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo explorar a relação entre TPAC e as dificuldades de leitura em crianças e identificar os possíveis processos envolvidos neste transtorno que contribuem para os efeitos negativos na leitura e escrita. Metodologia: Foi realizado um estudo de revisão integrativa, com base em artigos da área, nos últimos cinco anos, através de busca eletrônica, pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na LILACS, PubMed, MEDLINE e SciELO. Foram utilizados cinco revisores, cruzando dois descritores, com o conector booleano [AND] e os artigos foram triados. Resultados: Os resultados mostraram que, mesmo com limiares dentro dos padrões de normalidade, é possível possuir o TPAC, no qual há uma estreita relação com a capacidade de leitura e escrita em idade escolar. Nessa fase é fundamental a aquisição e compreensão da consciência fonológica, preditora da alfabetização, pois envolve a discriminação sonora dos fonemas, sendo fundamental o funcionamento do PAC. Assim, a identificação do TPAC ajuda a compreender as dificuldades das crianças e seus efeitos negativos na leitura e escrita, dando um norte para os mesmos, e para os pais e professores envolvidos durante sua jornada escolar, de forma a amenizar os impactos desse transtorno. Descritores: Alfabetização, Percepção Auditiva e Deficiência de Aprendizagem.
Conclusão: O TPAC pode impactar adversamente nas habilidades de concentração e memória auditiva, especialmente em ambientes ruidosos, apresentando repercussões significativas na vida escolar e social dos estudantes afetados. A identificação precoce do TPAC é essencial para o desenvolvimento de estratégias de suporte em sala de aula para crianças que enfrentam esse transtorno. A integração dessas estratégias no ambiente educacional pode proporcionar um ambiente mais inclusivo e propício ao desenvolvimento pleno das habilidades cognitivas e sociais dessas crianças, contribuindo para uma educação mais equitativa e adaptada às suas necessidades específicas.
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