PERFIL AUDITIVO DE GAMERS DA CIDADE DE GOIÂNIA
Carvalho, J. G. S. ;
Pereira, J. M. ;
Zuliani, L. M. ;
A Indústria de jogos digitais tem assumido um importante papel financeiro para o comércio internacional, gerando empregabilidade de jogadores, desenvolvedores e agregando novas experiências tecnológicas. Nos jogos digitais, a sonoplastia e as imagens de qualidade formulam o “realismo perceptivo”, sendo possível adentrar em várias dimensões, onde é criada a paisagem sonora capaz de gerar uma imersão perceptiva e psicológica, estimulando habilidades por meio de videogames, como tomada de decisões, atenção, função visuoespacial e auditiva. A média que um Gamer passa jogando de forma contínua é de nove horas por dia, podendo chegar a 24 horas seguidas segundo estudos internacionais. A utilização de fones de ouvido tornou-se comum entre todas as faixa etárias, para os jogadores esse equipamento intensifica a imersão e realismo através da paisagem sonora, no entanto, o uso entre jovens e crianças muitas vezes ultrapassam as horas de uso e intensidade sonora. O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil auditivo de jovens jogadores de videogames, denominado Gamers, residentes na cidade de Goiânia-Goiás. A metodologia foi de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa. Amostra composta por 22 participantes, com idade entre 18 a 29 anos, Gamers, residentes na cidade de Goiânia. A primeira etapa do estudo relacionava-se ao preenchimento de um instrumento de coleta de dados adaptado e a segunda, a realização de avaliação audiológica. Os resultados mostraram que dos 22 (100%) participantes da pesquisa, todos eram homens, a maioria com ensino superior incompleto, mais da metade não trabalhava. Quando indagados sobre perceberem a presença de zumbido, 10 (45%) o sentiam. Os 22 (100%) participantes usavam fones de ouvido, sendo que a maioria o utilizava para jogar entre 4 e 8 horas diárias e ainda permaneciam com ele em outras atividades. Os sintomas extra auditivos mais citados foram o estresse, a irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração. Quanto aos achados da audiometria tonal liminar, 9 (41%) apresentaram perda auditiva em alguma frequência para a orelha direita e 10 (45%), para a esquerda. Na audiometria de altas frequências, 15 (68%) tiveram pelo menos uma frequência com limiar alterado para a orelha direita e 12 (55%), para a esquerda. Concluindo as investigações iniciais, é possível traçar o perfil auditivo de Gamers residentes na cidade de Goiânia, tendo sido, para esta amostra, a audiometria de altas frequências o exame mais sensível na detecção de possíveis alterações auditivas.
Palavras Chave: Perda auditiva; Jogos de Vídeo.
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