A REABILITAÇÃO VESTIBULAR NAS DIFERENTES DISFUNÇÕES DO EQUILÍBRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Galindo, L.S.C. ;
Santos, D.K.L. ;
Silva, G.P. ;
Costa, I.C.R. ;
Monteiro, C.G. ;
Menezes, D.C. ;
Introdução: A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico, não invasivo, baseado em exercícios planejados, que através da repetição, promovem a compensação central com base nas estratégias de habituação, substituição e adaptação, restabelecendo o equilíbrio corporal. Objetivo: Oferecer o serviço de reabilitação vestibular a pacientes que apresentam disfunções no equilíbrio corporal. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência em um projeto de extensão, que acontece numa clínica escola de Fonoaudiologia de uma Universidade Federal, em parceria com o serviço de Otoneurologia do Hospital Universitário do Campus. Os pacientes, com diagnósticos definidos por médicos Otorrinolaringologistas são encaminhados para a reabilitação vestibular e atendidos na clínica escola em uma sessão semanal com duração de aproximadamente 40 minutos. Os exercícios são personalizados de acordo com a hipótese diagnóstica apresentada, respeitando suas limitações. Após o atendimento, os pacientes recebem por escrito e com riqueza de detalhes, os exercícios a serem repetidos em casa por 30 minutos diariamente até a próxima sessão. Os atendimentos são realizados por alunos de Fonoaudiologia e supervisionados por professores através de espelho espião. Os atendimentos contam com material especializado adquirido através de verba concedida por Edital de Extensão na universidade onde ocorre. O projeto conta ainda com suporte emocional aos pacientes, oferecido por psicólogos colaboradores. Resultados e Discussão: 41 pacientes já foram atendidos, dos quais 21 receberam alta e 20 estão em atendimento. Devido à escassez de oferta do serviço no Estado, o projeto vem se tornando referência e nota-se aumento na busca por atendimento. Atualmente, conta com lista de espera de 35 pessoas. Apesar do número considerável de altas terapêuticas, o processo de reabilitação vestibular requer tempo, e por isso, o fluxo de atendimento é lento. Além disso, existem limitações estruturais (espaço físico disponível, dificuldade em maior investimento em material, entre outros) que dificultam o aumento na oferta de vagas. Alunos extensionistas relatam grande interesse no aprendizado e valorizam a oportunidade, pois ainda são escassas as chances de experiência prática em reabilitação vestibular em período acadêmico. A maioria dos pacientes atendidos expressa satisfação com os resultados obtidos em seus processos terapêuticos, relatando melhoria funcional em suas atividades sociais, melhoria em estado emocional e em qualidade de vida. Conclusão: Diante da escassez na oferta do serviço de reabilitação vestibular no Estado, principalmente na rede pública, o projeto vem atendendo uma demanda crescente de pacientes e trazido resultados importantes. Esforços estão sendo feitos para o aumento na oferta de vagas para atendimento, e consequentemente, o aumento na oferta de oportunidade para estudantes de Fonoaudiologia desenvolverem expertise na temática através de experiência prática supervisionada. Assim, promove-se o encontro entre a função educacional e a social da Universidade pública brasileira.
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