39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

A AVALIAÇÃO OCULOMOTORA NA DISLEXIA EM ESCOLARES DE 7 A 11 ANOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Campello, D.L. ; Garcia, T.R. ; Silva, A.C.C. ;

O sistema vestibular exerce importante papel na manutenção do equilíbrio corporal e é constituído de um sistema sensorial periférico, um processador central e um mecanismo de resposta motora. A estabilização da imagem retiniana é necessária para a obtenção de uma visão precisa; durante a movimentação de rotação e translação da cabeça, o sistema vestibular integra-se aos músculos extra-oculares, resultando em um movimento compensatório dos olhos. Na leitura e na escrita esses comportamentos visomotores são recrutados e caracterizam-se por movimentos oculares de sacádicos, rastreios e fixações. Disfunções no controle voluntário da sacada têm sido observados em muitas desordens do desenvolvimento, tais como na dislexia do desenvolvimento. O presente estudo teve por objetivo avaliar a relevância dos testes funcionais vestibulares nas manifestações oculomotoras da Dislexia em escolares de 7 a 11 anos. Este trabalho constituiu-se de uma revisão integrativa através da seleção de artigos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PERIÓDICOS CAPES e National Library of Medicine (PubMed), utilizando a combinação de dois ou mais descritores: Criança, Dislexia, Movimentos Oculares, Testes de Função Vestibular e Tecnologia de Rastreamento Ocular. Foram excluídos desta revisão artigos com mais de cinco anos de publicação. Dentre os 8 artigos que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, 5 relacionaram-se ao uso de recursos de rastreio oculomotor na dislexia em escolares com dificuldade de aprendizagem, 2 buscavam compreender o desempenho dos processos de leitura em crianças disléxicas e 1 tratava das características oculomotoras em crianças com desordem no desenvolvimento da coordenação motora. Por meio deste estudo foi possível observar a existência de uma lacuna no que diz respeito à padronização de testes que avaliem a função vestibular como método diagnóstico na dislexia. Os achados apontaram que alterações de ordem visomotora encontravam-se presentes nestes indivíduos; sugeriu-se a realização da avaliação otoneurológica como instrumento diagnóstico da dislexia na prática clínica, destacando a relevância de estudos futuros.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1216
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1216



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