TESTE DE DISSÍLABOS ALTERNADOS NO PORTUGUÊS – SSW: DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO TESTE NAS PESQUISAS BRASILEIRAS.
CASTRO, M. P. ;
SILVA, I. C. S. ;
Introdução: Nos últimos anos, audiologistas têm discutido sobre quais os testes, que avaliam as habilidades do processamento auditivo central (PAC), são os mais adequados para compor o protocolo de avaliação das diferentes habilidades auditivas, para todas as faixas etárias. Alguns afirmam que testes com menor carga linguística apresentam maior objetividade para o diagnóstico final, entretanto, outros referem que os testes da bateria, com maior componente linguístico são importantes para auxiliar na investigação sobre como o indivíduo transforma a detecção sonora em informação com significado. Objetivo: O objetivo da presente pesquisa foi levantar os estudos brasileiros sobre o processamento auditivo central, que utilizaram o teste de dissílabos alternados no português – SSW, a fim de identificar a contribuição do referido teste no diagnóstico e no direcionamento da intervenção dos transtornos do processamento auditivo central. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica integrativa sobre procedimentos de avaliação do Processamento Auditivo Central, descritos em estudos realizados no Brasil, no período de 2010 a 2024. Amostra de 20 artigos levantados nas plataformas de base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BIREME (Pubmed, Lilacs, Index Psicologia) e do Portal CAPES, a partir da combinação com o boleador “AND” entre os descritores: audição, processamento auditivo, teste SSW. Resultados: os resultados demonstraram que o teste de dissílabos alternados - SSW foi utilizado no processo de avaliação das habilidades do processamento auditivo central, em diferentes faixas etárias crianças, a partir de 07 anos, adultos e idosos; assim como, na avaliação de indivíduos com diferentes condições clínicas (indivíduos sem nenhuma queixa clínica; com dificuldades de atenção e memória; dificuldades de desenvolvimento de fala e aprendizagem escolar; perda auditiva; autismo, doença de Parkinson, traumatismo crânio-encefálico e doença renal). Os estudos da presente amostra demonstraram que o teste SSW auxiliou na observação do desempenho das populações estudadas, correlacionando os achados com os diferentes quadros clínicos estudados, assim como, a melhora no desempenho das populações que participaram de protocolos de treinamento auditivo ou reabilitação. Conclusão: Na presente pesquisa observou-se que o teste de dissílabos alternados no português – SSW, contribui na análise diagnóstica dos transtornos do processamento auditivo central, assim como, na observação dos efeitos dos procedimentos de treinamento das habilidades auditivas.
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