AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: ANÁLISE INTEGRATIVA DOS TESTES E SEUS ACHADOS EM DIFERENTES POPULAÇÕES.
CASTRO, M. P. ;
NEVES, B. L. ;
CARRIJO, M. C. ;
MUNIZ, M. N. ;
VIEGAS, N. ;
Introdução: O processamento auditivo central é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, aprendizagem e fala. No Brasil, as últimas pesquisas têm explorado a relação entre o processamento auditivo e habilidades acadêmicas, linguagem e atenção em populações com diferentes faixas etárias e transtornos. Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos nacionais sobre o procedimento de avaliação do processo auditivo central, a fim de caracterizar os testes utilizados de forma mais frequente e as características das populações que passaram pela referida avaliação. Método: Trata-se de uma pesquisa revisão bibliográfica integrativa sobre procedimentos de Avaliação do Processamento Auditivo Central, descritos em estudos realizados no Brasil, no período de 2007 a 2023. Amostra de 17 artigos levantados nas plataformas de base de dados Scielo, Portal CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde (Pubmed, Lilacs, Index Psicologia) a partir da combinação com o boleador “AND” entre os descritores: processamento auditivo, linguagem e avaliação. Resultados: a maioria dos estudos foram pesquisas de campo, preferencialmente utilizaram os seguintes testes: teste SSW; teste de identificação de frases pediátricas (PSI); teste de fala com ruído (TFR), teste dicótico de dígitos (TDD), teste de padrão de frequência (TPF) e o teste Gaps in noise (GIN). Considerações: a variedade de testes utilizados está relacionada à necessidade em avaliar as todas as habilidades de processamento auditivo, porém, a faixa etária e a presença de algum tipo de alteração, pode influenciar na escolha do teste a ser utilizado.
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