39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (TPAC) NO TESTE DE PROCESSAMENTO ESPACIAL DE SENTENÇAS NO RUÍDO (PROSER).
Mello-Paschoalon, A. G. ; Nadia G. ; Thalita U. ; Leticia R. ; Bruno, S. M. ; Colella-Santos, M. F. ;

Introdução: O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é uma
disfunção no sistema nervoso auditivo central (SNAC) que pode levar a dificuldades
auditivas. Indivíduos com o TPAC podem apresentar queixa de dificuldade para
entender a fala quando há ruído de fundo presente. Esta habilidade de usar pistas
binaurais para diferenciar a localização da fonte sonora da localização do ruído é
um mecanismo chamado de audição binaural, responsável por separar o estímulo
alvo dos estímulos competitivos, o processo atribuído aos mecanismos da audição
binaural é denominado como Processamento Auditivo Espacial. O Teste de
Processamento Espacial de Sentenças no Ruído (PROSER) foi desenvolvido em
português, para avaliar o processamento auditivo espacial. Ele é constituído por 120
frases, com quantidades de palavras variadas, elaboradas por fonoaudióloga e
gravadas por uma única mulher. No teste, é apresentado quatro condições de frases
alvo (mensagem alvo) e histórias infantis (mensagem competitiva). Sendo elas,
MV0° ou Limiar Reconhecimento de Fala (LRF) poucas pistas, que indica a mesma
voz para a frase e a história infantil. Na MV±90° indica a mesma voz para a frase e a
história infantil. A VD0° indica que a voz da mensagem competitiva é diferente da
voz da frase alvo. E VD±90° ou LRF muitas pistas, indicam que a voz da mensagem
competitiva é diferente da voz da frase alvo. O desempenho do PROSER é avaliado
pelo LRF obtido nas quatro condições. Objetivo: Analisar o desempenho de
crianças com TPAC no teste PROSER. Metodologia: O estudo foi aprovado pelo
comitê de ética da instituição de ensino. A amostra foi selecionada de uma escola
pública estadual que se localizava dentro da universidade. Todos os sujeitos foram
submetidos à avaliação auditiva periférica e avaliação comportamental do
Processamento Auditivo Central (teste de identificação de sentenças com
mensagem competitiva ipsilateral, teste dicótico de dígitos, teste gaps-in-noise e
teste de padrão de frequência). Na avaliação do PROSER, o teste foi aplicado por
meio de um computador acoplado ao fone de ouvido e apresentadas frases alvo de
estímulo competitivo que variava de acordo com a localização espacial durante o
teste. ( MV 0º, MV ±90°, VD 0° e VD ±90°). O indivíduo era orientado a repetir frases
e ignorar a história. Resultados: Participaram do estudo 46 crianças, entre 7 a 10
anos. O desempenho médio das crianças avaliadas nas condições do PROSER
foram: LRF: Vozes Diferentes - ±90° = -12.440, LRF: Mesma Voz - 0°= -2.739, LRF:
Vozes Diferentes - 0° = -2.667 e LRF: Mesma Voz - ±90° = -12.22. Conclusão:
Considerando a média do desempenho apresentada em cada condição, e
comparado com as médias normativas dos estudos preliminares, o desempenho
das crianças nas quatro condições do teste PROSER está dentro da normalidade. O
PROSER é um avanço na área de avaliação do processamento auditivo central, e o
aumento da amostra e comparação com novos estudos possibilitará estabelecer
maiores dados de sensibilidade do teste.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1221
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1221



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