REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM PACIENTES COM MIGR NEA VESTIBULAR: REVISÃO DE ESCOPO
Yabe, L.L. ;
Branco-Barreiro, F.C.A. ;
RESUMO: A Migrânea Vestibular é caracterizada pela associação de crises vertiginosas e de cefaléia, sendo uma variante da Migrânea e o diagnóstico mais frequente em adultos na Otoneurologia. A reabilitação vestibular (RV) é um programa de exercícios, que tem por objetivo diminuir sintomas vestibulares, por meio da compensação vestibular central. OBJETIVO: Compreender a extensão e o tipo das evidências científicas sobre a reabilitação vestibular em pacientes com diagnóstico de Migrânea Vestibular. MÉTODO:Trata-se de uma Revisão de Escopo, ou seja, um estudo que tem como objetivos principais mapear os principais conceitos, clarificar áreas de pesquisa e identificar lacunas do conhecimento, seguindo uma estrutura metodológica estabelecida. As buscas foram realizadas nas bases de dados: PubMed, LILACS, Web of Science e SCOPUS. A seleção dos artigos foi feita em duas etapas, a primeira relacionada à leitura dos títulos e resumos e a segunda relacionada à leitura na íntegra dos estudos selecionados anteriormente. Foram incluídos estudos com indivíduos maiores de 18 anos, com Migrânea, independente de gênero e nível socioeconômico cultural. Foram elegíveis ensaios clínicos controlados randomizados, não randomizados, série de casos, estudos de caso, estudos de coorte, estudos epidemiológicos e opinião de especialistas. Foram elegíveis estudos de todos os países desde que estejam escritos em português, inglês ou espanhol. RESULTADOS: Na busca inicial foram encontrados 191 estudos nas bases de dados eletrônicas. Inicialmente foram excluídos 18 artigos duplicados. Em seguida, foi realizada a leitura de títulos e resumos, tendo sido excluídos 167 nessa etapa. Do total, 6 estudos atenderam os critérios de inclusão e foram selecionados para serem incluídos nesta revisão. Todos os estudos utilizaram mais de um método de avaliação dos resultados da reabilitação vestibular, sendo que os mais utilizados foram o Índice de Marcha Dinâmica (Dynamic Gait Index - DGI), o Questionário de Handicap da Tontura (Dizziness Handicap Inventory - DHI) e a Escala ABC (Activities-Specific Balance Confidence Scale). Quanto aos exercícios de Reabilitação Vestibular, três dos seis estudos mencionaram a adoção de protocolo personalizado e quatro dos seis utilizaram exercícios de habituação, de adaptação vestibular e de equilíbrio corporal. A duração da reabilitação vestibular variou de um mês e meio a três anos. Todos os estudos incluídos observaram melhora dos sintomas vestibulares e do equilíbrio corporal na comparação das medidas de resultados pré- e pós-RV. CONCLUSÃO: Não existe consenso sobre os instrumentos utilizados nas medidas dos resultados da reabilitação vestibular, sendo o DHI o mais adotado. Os exercícios de habituação, adaptação e treino de equilíbrio corporal são os mais utilizados. A reabilitação vestibular promove a melhora dos sintomas e do equilíbrio postural.
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