39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

VALIDAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL PARA FONOAUDIÓLOGOS SOBRE O USO DO VIDEOFEEDBACK
Martins, G.S. ; Santos, I.R.D.dos ; Brazorotto, J.S. ;

Introdução: Dada a influência das interações sociais no desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva, é essencial que fonoaudiólogos sejam qualificados para atuar com ferramentas de capacitação parental como o videofeedback, que objetiva aperfeiçoar a qualidade das interações entre a família e a criança. Nesse sentido, uma das formas de oferecer suporte aos profissionais é por meio da elaboração de recursos educacionais baseados em evidências científicas e que passem pelo processo cuidadoso de validação. Objetivo: Validar um recurso educacional voltado aos fonoaudiólogos para a aplicação do videofeedback na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, de validação, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, sob número do parecer: 3.440.683. Participaram do estudo 7 fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS), que julgaram o recurso educacional por meio de uma adaptação, disponibilizada via Google Forms®, do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). A versão adaptada pelo grupo de pesquisa possui 14 itens distribuídos em três domínios: objetivos, estrutura e relevância. Primeiramente, foi realizado o processo de avaliação de um vídeo tutorial, seguido da validação de um manual. Após as avaliações dos fonoaudiólogos, os dados foram tabulados no programa Excel® e analisados de maneira descritiva e indutiva, sendo utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC), com adoção de valores de no mínimo 0,80 para concordância aceitável entre os juízes. Resultados: O conteúdo e a estrutura do recurso educacional foram considerados adequados pelos juízes para levar o conhecimento sobre o videofeedback aos fonoaudiólogos, com IVC acima de 0,80 para todos os itens avaliados. Em relação à avaliação do vídeo tutorial, houve discordância em 3 dos 14 itens julgados. Com isso, foram sugeridas melhorias, as quais foram implementadas: o tutorial foi dividido em 3 vídeos curtos, legendas e um resumo inicial foram inseridos e a fonte de texto de algumas informações foi aumentada. Além das sugestões fornecidas, os profissionais destacaram como pontos positivos a clareza da linguagem científica utilizada e os esclarecimentos que o tutorial proporciona acerca do videofeedback. Sobre a avaliação do manual, não houve discordância entre os juízes, os profissionais não indicaram sugestões para o aperfeiçoamento do manual, apenas destacaram como ponto positivo a organização do recurso educacional. Assim, o produto final deste estudo consiste em um manual com texto sobre as bases do videofeedback e o passo a passo de sua aplicação na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva, 3 vídeos tutoriais para a revisão do conteúdo e uma seção especial com 2 vídeos de interação família-criança e formulário de análise para estudo de caso. Conclusão: O recurso educacional foi validado quanto aos domínios objetivos, estrutura e relevância, sendo válido para levar conhecimento aos fonoaudiólogos sobre a aplicação do videofeedback na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1229
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1229



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp