CARACTERIZAÇÃO DAS RESPOSTAS OCULOMOTORAS EM CRIANÇAS COM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Rodrigues, B. F. S. S. ;
Matos, T. S. ;
Silva, I. M. C. ;
Oliveira, T. C. G. ;
Pereira, V. R. C. ;
Introdução: A tontura vestibular é um sintoma frequente e afeta cerca de 10% da população mundial. Autores citam que a vertigem é o tipo mais prevalente e acomete principalmente jovens, adultos e idosos, podendo ser encontrada na infância também, porém é frequentemente ignorada e subnotificada. Alterações oculomotoras em crianças podem estar relacionadas a disfunções vestibulares e podem estar associadas a dificuldades na leitura e escrita. A fonoaudiologia atua no tratamento para distúrbios vestibulares com a análise dos movimentos oculares e testes de equilíbrio. A intervenção fonoaudiológica é importante nestes distúrbios, proporcionando melhora no processo de aprendizagem e na qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura em busca de artigos que relatem qual o padrão de respostas oculomotoras em crianças, bem como verificar qual a prevalência de alterações oculomotoras nesta população. Metodologia: Foi realizada uma busca por artigos científicos nas bases de dados eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos Capes e PubMed. Foram utilizadas as palavras-chaves "Nystagmus", "Response", "Children" e "Learning Disabilities", e seus correspondentes em Português, combinadas com o operador booleano "AND" para responder a pergunta norteadora “Qual o padrão de respostas oculomotoras em crianças, e quais alterações ocorrem nessa faixa etária?”. Resultados: Foram encontrados 61 artigos, dos quais 50 foram excluídos por serem duplicados ou não se enquadrarem na pergunta norteadora da revisão. Os resultados trazem informações importantes a respeito do nistagmo, como a avaliação cuidadosa e precoce do distúrbio para identificar possíveis problemas visuais que afetam a qualidade de vida, relacionando-se tais achados, ainda, à crianças com distúrbio de aprendizagem. Testes convencionais de acuidade visual estática subestimam o impacto do nistagmo infantil na visão funcional. Assim, testes que mensuram mais do que a acuidade visual, podem permitir uma avaliação mais real do impacto visual e fornecer uma medida mais robusta. Um estudo comparou os valores de respostas oculomotoras encontrados em crianças com e sem distúrbio de aprendizagem, e encontrou alterações nas respostas dos testes de movimentos sacádicos randomizados e na pesquisa do rastreio pendular, evidenciando que crianças com distúrbio de aprendizagem apresentam mais alterações oculomotoras quando comparadas às crianças sem distúrbio. Conclusão: Os estudos incluídos na presente revisão apresentam informações complementares e relevantes sobre o nistagmo e suas implicações clínicas em crianças. Destaca-se a importância de avaliar cuidadosamente o nistagmo, por meio do rastreamento ocular, para detecção precoce de alterações oculomotoras e consequentes intervenções nas possíveis implicações causadas em outras áreas do desenvolvimento infantil.
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