AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CRIANÇAS COM INÍCIO PRECOCE E TARDIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
GROFF, B.C.R. ;
TOMIASI ;
ROSÁRIO, A.E.F.P. ;
PAULA, G. R. ;
SPERGER, T. ;
Introdução: nos primeiros anos de vida de uma criança, a inserção em um meio auditivamente estimulador contribui para o desenvolvimento das habilidades do processamento auditivo central, e essa estimulação resultará na maturação e plasticidade neural do sistema nervoso central, que, posteriormente, favorecerá o desempenho no processo de aprendizagem escolar. Objetivo: investigar se as crianças inseridas na Educação Infantil precocemente apresentam resultados mais significativos em relação aos testes da Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA) quando comparadas com aquelas inseridas tardiamente. Metodologia: a casuística foi composta por 23 (vinte e três) escolares matriculados regularmente no 1º ano do Ensino Fundamental, sendo divididos em dois Grupos Gerais: Grupo 1 (G1) e Grupo 2 (G2). O G1 foi formado por 18 (dezoito) alunos, sendo que oito crianças possuíam seis anos e 10 (dez) sete anos de idade, as quais foram inseridas precocemente na Educação Infantil. O G2 foi constituído por cinco escolares, com sete anos de idade, inseridos tardiamente na Educação Infantil. Todas as crianças foram submetidas aos testes da ASPA e os professores participantes responderam ao questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB). Resultados: observou-se que crianças inclusas precocemente na Educação Infantil apresentam resultados melhores quando comparadas com aquelas inclusas tardiamente. A utilização do questionário SAB em combinação com os testes da ASPA demonstrou ser significativo na investigação de problemas relacionados ao processamento auditivo central. Conclusão: a inclusão precoce da criança no ambiente escolar, favorece o desenvolvimento das habilidades auditivas, pois se nota melhora nas respostas dos testes de ASPA de acordo com a frequência da estimulação auditiva recebida na infância, bem como, com o aumento da idade, relacionando- se com a maturação do sistema auditivo central. A necessidade do fonoaudiólogo em âmbito escolar é notável, na contribuição de identificação dos problemas relacionados a fonoaudiologia, bem como na elaboração de estratégias para minimizar as dificuldades encontradas.
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