IMPACTO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA NO CONHECIMENTO DE MÃES SOBRE O PROGRAMA DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
ALVES, J.A. ;
CAVALVANTI, H.G. ;
Melo, L.P.F. ;
Introdução: A audição é considerada requisito importante para a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. A detecção precoce é a conduta mais eficiente para diminuir os impactos negativos ocasionados pela deficiência auditiva, sendo o Programa de Triagem Auditiva Neonatal (PTAN) uma forma eficaz de identificar alterações auditivas em neonatos ainda na maternidade. No entanto, o PTAN não se reduz apenas à realização do “teste da orelhinha”. Ele envolve uma série de ações objetivando não só diagnosticar a deficiência auditiva precocemente, mas também monitorar a saúde auditiva infantil nos primeiros anos de vida, devendo ser iniciado preferencialmente no pré-natal com a promoção de ações educativas que visem expandir os conhecimentos das mães acerca da importância da triagem e do monitoramento auditivo dos bebês. A literatura aponta que a falta de proposição de ações educativas assertivas pode contribuir significativamente na baixa adesão das mães aos programas de triagem. A falha na compreensão em relação às orientações fornecidas antes e depois da realização da triagem é apontada como uma importante causa para a baixa adesão das famílias ao PTAN. Objetivo: Avaliar o impacto de uma ação educativa desenvolvida no serviço do pré-natal de uma maternidade de referência no nível de informação das mães acerca do PTAN. Método: Tratou-se de um estudo quase-experimental com avaliação pré e pós teste realizado com 35 gestantes. A amostra foi do tipo não probabilística, constituída por acessibilidade das participantes que participaram de uma ação educativa individual, seguindo a proposta dialógica de educação em saúde. O procedimento de coleta de dados ocorreu em duas etapas: na primeira foi avaliado o conhecimento prévio das participantes a partir do preenchimento de um questionário semiestruturado contendo 15 afirmações relacionadas aos conceitos e procedimentos relacionados à triagem. Em seguida, as mães participavam da ação educativa, conduzida de maneira oral e complementada com um folheto ilustrativo. Imediatamente após a participação na ação, as participantes preenchiam novamente o questionário aplicado na etapa anterior. Os dados coletados foram analisados no programa SPSS® versão 22.0. Foi aplicado o teste Wilcoxon para analisar a diferença entre duas amostras pareadas para aceitar ou rejeitar a hipótese nula de que não existe diferença nos escores no pré e pós teste. Foi realizada a correlação de Spearman para avaliar a relação entre a diferença no escore e as variáveis idade, número de pré-natais, idade gestacional e número de filhos. Resultados: No que se refere aos resultados da média de acertos pré e pós ação educativa, demonstrou-se que a média de acertos antes da realização das orientações foi de 9.28 e após a oferta obteve-se a média de 12.82 acertos. Quanto ao recebimento de orientações acerca da TAN antes da pesquisa, 74,3% das gestantes relataram que não haviam recebido nenhuma orientação e 25,7% afirmaram que já tinham recebido. Conclusão: Constata-se que houve uma mudança no nível de informação da maioria das participantes, demonstrando que orientações mais dialógicas, somadas a entrega de materiais didáticos podem contribuir para a compreensão das mães sobre o cuidado com a saúde auditiva infantil.
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