39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS E EXPOSIÇÃO MUSICAL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Amorim, A. A. L. ; Silva, B. C. S. ; Martins, P. S. ; Frederigue-Lopes, N. B. ; Blasca, W. Q. ; Razabone, L. C. ; Araújo, E. S. ; Lehmann, A. ; Jacob, L. C. B ; Alvarenga, K. F. ;

Introdução: Dentre os procedimentos utilizados para investigar a relação entre a música e a audição, encontram-se os Potenciais Evocados Auditivos (PEA). Revisões bibliométricas da literatura oferecem a oportunidade de examinar o contexto da produção científica publicada e contribuir no avanço do conhecimento. Objetivo: Identificar e analisar o perfil bibliométrico da produção científica sobre o impacto da exposição musical nos PEA, durante o primeiro ano de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliométrica, realizado em sete bases de dados: Cochrane Central Register of Controlled Trials, Embase, PubMed/Medline, LILACS, SciELO, Scopus e Web of Science. O levantamento das publicações foi realizado em fevereiro de 2024 a partir da seguinte combinação de palavras: Music AND Hearing AND (Child OR Infants OR Lactents) e o termo Listeners. Foram selecionados estudos publicados na íntegra, sem limitação de período e/ou idioma. Como critérios de seleção, foram incluídos estudos de revisão sistemática e originais, independente do desenho, e que apresentassem desfechos relacionados à utilização dos PEA na avaliação de crianças ouvintes e com desenvolvimento típico, durante o primeiro ano de vida, após exposição musical. Para determinar a elegibilidade, dois revisores analisaram os títulos e resumos de forma independente, por meio da ferramenta Rayyan. Posteriormente, procedeu-se a leitura na íntegra dos estudos previamente selecionados. Resultados: Foram identificados 220 estudos, com 81 duplicatas (n=139). Um total de 106 foram excluídos após a leitura de títulos e resumos. Das 33 referências selecionadas, foram excluídos artigos que não realizaram intervenções musicais prévias à avaliação eletrofisiológica (n= 25), não contemplaram a população-alvo (n=2) e não utilizaram os PEA como medidas eletrofisiológicas (n=1). Dessa forma, os cinco estudos incluídos foram publicados como artigos originais na língua inglesa em periódicos internacionais da área de neurociência, com delineamentos experimental randomizado cego com grupo controle (n=1), experimentais não randomizados com grupo controle (n=2) e experimental sem grupo controle (n=1). Todos os estudos tinham de três a sete autores, sendo eles fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, musicistas ou neurocientistas. A casuística era composta de 10 a 29 crianças expostas à música durante o primeiro ano de vida, com média de idade de 16,72 semanas (mín: 0,42; máx: 26,07 semanas). O Mismatch Negativity (MMN) foi o PEA mais pesquisado na população abaixo de 12 meses, encontrado em três estudos (n=3), seguido do Potencial Evocado Auditivo Cortical (PEAC) (n=1) e da Frequency-Following Response (FFR). Os registros foram analisados de forma objetiva por softwares (MATLAB) (n=2) e por especialistas (n=3). Em todos os estudos, verificou-se o impacto da exposição musical nos componentes dos PEA, com efeitos na latência e na amplitude dos componentes eletrofisiológicos em crianças expostas a música, porém, apenas um estudo avaliou os PEA antes e após exposição musical. Conclusão: A produção científica sobre o tema revela que as evidências são restritas no primeiro ano de vida com notória escassez de estudos, além do baixo nível de evidência científica, o que enfatiza a necessidade de pesquisas futuras com alto rigor metodológico para comprovar por meio dos PEA o efeito da música na maturação do córtex auditivo.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1268
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1268



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