39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

INSERÇÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA EM PESQUISA PARA MONITORAMENTO AUDITIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
PREUSSLER, A.L. ; MACHADO, M.S. ; MARTINS, K. K.C. ; DALLAGO, W. R. ; PERUCH, C. V. ; DALLEGRAVE, E. ;

Introdução: A inclusão de alunos do início da graduação em projetos de pesquisa gera uma visão dinâmica sobre as vivências profissionais. Desta forma, a relação ensino-prática é benéfica para a consolidação dos conhecimentos fonoaudiológicos do discente, haja vista que o contato entre profissional-paciente na área da saúde faz - se imperiosa para a formação de um bom profissional. Objetivo: Relatar a vivência da inserção precoce no ambiente hospitalar de estudantes do curso de graduação de Fonoaudiologia, em uma pesquisa destinada ao monitoramento auditivo em adultos submetidos à quimioterapia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por quatro alunas dos primeiros semestres do Curso de Fonoaudiologia integradas a uma pesquisa desenvolvida para o monitoramento auditivo em pacientes oncológicos adultos. As alunas acompanharam os seguintes procedimentos: processo de consentimento livre e esclarecido, anamnese, inspeção do meato acústico externo, teste de emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção (EOAPD), como também participaram da análise dos prontuários e preenchimento do banco de dados da pesquisa. Para o treinamento, uma fonoaudióloga da equipe realizou as orientações teórico-práticas durante duas semanas. Os procedimentos foram realizados conforme a disponibilidade do paciente, na sala de triagem ou na sala em que o paciente recebe a infusão quimioterápica. As atividades iniciaram em julho de 2022 e seguem até o momento atual, sob o acompanhamento permanente de uma fonoaudióloga. Concomitante a isso, são realizadas reuniões semanais para alinhamento, estudos e discussões em grupo, que incentivam as pesquisadoras a aplicarem um olhar clínico e crítico sobre os dados coletados e ajudam a compreender como é a resposta de cada paciente ao tratamento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer nº 5.117.189. Resultados: As voluntárias ampliaram seus aprendizados sobre audiologia, pois conheceram de modo prático experiências que estavam limitadas as aulas. Por se tratar de pacientes oncológicos complexos, também tiveram contato com outras áreas da fonoaudiologia. A experiência no ambiente hospitalar permitiu a interação antecipada e o entendimento ativo da fonoaudiologia no ambiente de serviço oncológico, proporcionando mais benefícios aos pacientes por meio do monitoramento audiológico que não está incluso na rotina local. Ademais, foi desenvolvida a proatividade, a responsabilidade e a comunicação das participantes, a partir da organização de materiais, da interação com outros profissionais clínicos e estudantes, bem como através do contato direto com pacientes. Conclusão: O desenvolvimento de atividades práticas, a partir da pesquisa de monitoramento auditivo em pacientes oncológicos, mostrou-se eficaz para favorecer a aproximação de estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma realidade ativa da aplicação dos aprendizados teóricos de Fonoaudiologia, a qual seria vivenciada próxima a conclusão do curso. Isso possibilita a preparação de profissionais proativos, comunicativos e íntegros, oportunizando, assim, uma introdução mais segura a atividades clínicas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1273
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1273



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