39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TESTES ELETROFISIOLÓGICOS EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E DIFICULDADES ESCOLARES.
Madruga-Rimoli, C.C. ; Sanfins, M.D. ; Skarzynski, P.H. ; Ubiali, T. ; Skarzynska, M.B. ; Colella-Santos, M.F. ;

O processo de aprendizado e desenvolvimento depende do funcionamento eficaz de diversos sistemas sensoriais, incluindo o sistema auditivo. O processamento da informação auditiva envolve as avaliações comportamentais e eletrofisiológicas. Os procedimentos eletrofisiológicos são usados ​​para investigar a atividade na via auditiva em resposta a estímulos sonoros e a atividade cortical associada a discriminação, integração e atenção. O estudo avaliou os testes eletrofisiológicos em escolares com o transtorno de processamento auditivo central (TPAC) e desempenho de leitura e escrita em escolares. Participaram do presente estudo 54 estudantes de escolas públicas com idades entre 8 e 12 anos, que foram divididos em grupo de estudo e grupo controle. Todas as crianças foram submetidas à avaliação audiológica básica, avaliação da habilidade de leitura e escrita, inteligência não verbal, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), potenciais evocados auditivos de longa latência (PEALL), respostas de seguimento de frequência (FFR) e foram submetidos ao treinamento auditivo (TA). A avaliação audiológica básica mostrou diferença estatisticamente significativa entre os grupos apenas para a frequência de 6 kHz. A resposta dos PEALL apresentou diferença estatisticamente significativa entre os grupos para latência N1, latência P300 e amplitude. Por fim, houve diferença estatisticamente significativa entre o pré TA e o pós-TA aos PEALL para as latências de P2, N2 e P300 e amplitudes de N2 e P300, e ao FFR para a latência da onda C. Este estudo mostrou que os testes eletrofisiológicos são ferramentas sensíveis para identificar déficits na via auditiva. Além disso, as medidas de latência podem detectar melhorias em um programa de treinamento auditivo. Dessa forma, um programa de intervenção auditiva poderá auxiliar crianças com dificuldades de leitura e escrita.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1277
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1277



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