MEDIDAS DE INTELIGIBILIDADE DE FALA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA REVISÃO DE ESCOPO.
BERZUINI, KA ;
REIS, ACMB ;
LIMA, JVS ;
SILVA, CD ;
Zamberlan-Amori, NE ;
Introdução: O impacto da deficiência auditiva na infância pode afetar o desenvolvimento de linguagem e fala, desempenho acadêmico, e provocar alterações emocionais e sociais. Baixos níveis de inteligibilidade de fala, encontrados nessa população, levam a dificuldades de comunicação em casa, em ambiente escolar e, principalmente, em situações cotidianas em ambientes sociais. Objetivo: mapear os testes na literatura utilizados para avaliação de inteligibilidade de fala em crianças com deficiência auditiva. Metodologia: Realizou-se busca nas bases de dados: LILACS, SCIELO e PUBMED. A primeira seleção foi por meio da leitura de títulos e resumos, seguida pela leitura na íntegra. Os estudos foram avaliados por dois pesquisadores, com consenso mantido, a fim de realizar a seleção final, com um terceiro pesquisador. Resultados: A amostra final deste estudo foi constituída por 51 artigos científicos. Aparece com uso mais frequente o Speech Intelligibility Rating (SIR). Os resultados são avaliados em maioria por fonoaudiólogos experientes, em seguida por ouvintes sem experiência prévia com deficientes auditivos. A China foi o país com maior produção científica acerca do tema. Encontrou-se ênfase nos objetivos em crianças com implante coclear. Conclusão: Há necessidade de padronização desse parâmetro. Os dados apresentados contribuem para o direcionamento de novos estudos acerca do tema.
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