39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE A ESCOLARIDADE MATERNA E O DESEMPENHO NA ESCALA REYNELL EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Melo, M.R.F. ; Brazorotto, J.S. ;

Introdução: A qualidade do ambiente linguístico desempenha um papel crucial no desenvolvimento da linguagem em crianças com deficiência auditiva. Em crianças com audição típica, a baixa escolaridade materna tem sido associada à escassez de estímulos linguísticos e ao uso limitado de estratégias ideais para promover habilidades linguísticas robustas. Portanto, investigações que abordem este aspecto para a população de crianças com deficiência auditiva são de extrema relevância, especialmente no contexto brasileiro, visando identificar necessidades de intervenções que fortaleçam os fatores facilitadores em cada contexto sociocultural, ao mesmo tempo que minimizem as barreiras enfrentadas. Objetivo: Analisar a correlação entre o nível de escolaridade das mães e os resultados obtidos por 25 crianças com deficiência auditiva, com idades compreendidas entre 11 meses e 6 anos e 11 meses, por meio da aplicação da Escala Reynell de Desenvolvimento de Linguagem. Método: estudo transversal, observacional, aprovado em Comitê de Ética institucional sob parecer de número 3.440.683, realizado em um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde. Após a análise dos prontuários para a verificação de dados clínicos e sociodemográficos foi realizada a avaliação presencial com uma sessão de duração aproximada de 60 minutos, por meio da Escala Reynell de Desenvolvimento da Linguagem (versão adaptada para o português brasileiro) com as crianças. A avaliação realizou-se em sala de terapia climatizada e foram utilizados os materiais adaptados conforme as recomendações. Após a aplicação, os dados de escore bruto das escalas de compreensão, expressão e escore bruto total na escala foram tabulados em uma planilha do Excel®. A análise estatística foi feita no software Jamovi®. Foi aplicada a análise descritiva e inferencial, por meio da correlação de Spearman, dada a não normalidade dos dados. Considerou-se o valor de significância de 5%. Resultados: A pontuação mínima no escore total da escala foi 0 e a máxima 110 pontos. Quando observada a distribuição das escolaridades, o ensino médio completo representou 64% da amostra e as demais escolaridades 36%; destes, 4% ensino fundamental completo, 8% ensino fundamental incompleto, 8% ensino médio incompleto e 16% ensino superior completo. Em relação ao escore geral da linguagem, observou-se que as crianças cujas mães apresentam menor escolaridade foram as que obtiveram os menores escores, quando comparadas àquelas cujas mães tinham escolaridades mais altas; no entanto, na análise inferencial, não foi observada correlação estatisticamente significativa entre a escolaridade materna e os resultados nas escalas de compreensão, expressão e escore total. Observou-se correlação positiva moderada entre os resultados na escala de compreensão e expressão (0,719 para ≤ a 0,05). Conclusão: para a amostra estudada, não houve correlação entre a escolaridade materna e os resultados de linguagem, embora a distribuição das escolaridades possa ter influenciado os resultados. O estudo terá continuidade, buscando um maior número amostral e análises complementares para elucidar os fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem em crianças brasileiras com deficiência auditiva.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1288
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1288



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