DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE COM ESTRATÉGIAS MUSICAIS COMO RECURSO PARA A REABILITAÇÃO AUDITIVA
Frederigue-Lopes, NB. ;
Santos, AJA. ;
Silva, CE. ;
Razabone, LC. ;
Jacob, RTS. ;
Angelo, TCS ;
Moret, ALM. ;
Introdução: A música desempenha um papel fundamental no estabelecimento das habilidades comunicativas, uma vez que é uma poderosa ferramenta para transmitir emoção e identificar pistas emocionais e tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos tempos, desempenhando as mais diferentes funções. Para crianças com deficiência auditiva, a música tem sido mencionada como um recurso valioso no processo de reabilitação auditiva, por promover o desenvolvimento de diversas habilidades, como memória auditiva e reconhecimento de fala, inclusive na presença de ruído competitivo, assim como outras habilidades do processamento auditivo e consciência fonológica. Objetivos: desenvolver estratégias musicais para serem utilizadas no processo terapêutico de crianças com deficiência auditiva e elaborar um website como recurso de apoio aos profissionais que atuam neste processo. Metodologia: Estudo realizado em conformidade com os aspectos éticos da instituição envolvida. Um acervo musical composto por 20 músicas de métricas e tonalidades diferentes foi desenvolvido por uma educadora musical, membro da equipe de pesquisadores. As canções e os recitados com a voz da educadora foram gravados em estúdio tratado acusticamente, digitalizados e estavam relacionados à rotina de crianças com deficiência auditiva que frequentavam um serviço público de terapia fonoaudiológica, sendo condizentes com a idade e o estágio de desenvolvimento preconizados para o estudo. As estratégias foram aplicadas em um estudo piloto em 10 crianças do serviço. A etapa seguinte contemplou o desenvolvimento do website, o qual incorporou o material musical desenvolvido, por meio da plataforma wix.com. Quinze fonoaudiólogos participaram como juízes, caracterizando um grupo de profissionais com experiência na área de reabilitação auditiva, os quais analisaram a qualidade e usabilidade do material desenvolvido acerca do uso dos questionários Health-Related Web Site Evaluation Form (Emory) e a escala numérica System Usability Scale (SUS), respectivamente. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: As estratégias aplicadas no estudo piloto mostraram-se como um recurso facilitador no processo de reabilitação auditiva, de forma que observou-se engajamento com as estratégias musicais e o grupo de crianças apresentou maior intenção para cantar e/ou recitar, associando movimentos compatíveis com o ritmo musical e motivação. O website contemplou a criação de 5 abas, contando com conteúdos de leitura acessível aos profissionais fonoaudiólogos que trabalham com reabilitação auditiva, de forma que a qualidade do website foi caracterizada como excelente, a partir do questionário Emory, enquanto a sua usabilidade foi considerada como “o melhor alcançável” por 86,6% dos avaliadores, por meio da escala SUS. Além disso, a confiabilidade entre as respostas obtidas nos questionários apresentou uma força de correlação classificada como excelente em ambos, com um índice de 0,92 para o Emory e 0,98 para o SUS. Conclusão: Foi possível desenvolver, gravar e aplicar as
estratégias musicais em um grupo de crianças com deficiência auditiva. Verificou-se que a qualidade e usabilidade do conteúdo disponibilizado no website foram adequados, de forma que a disponibilização de estratégias estruturadas, baseadas em evidências cientificamente atualizadas, demonstraram potencial para beneficiar a adesão dos profissionais ao uso, bem como o processo de reabilitação da população atendida.
DADOS DE PUBLICAÇÃO