INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E FONOAUDIOLOGIA
Teles, M. R. ;
RESUMO
INTRODUÇÃO: Nas últimas duas décadas, um leque de investigação se abriu sobre o tema da Inteligência Emocional e sua relação com a vida de várias categorias profissionais. Existem milhares de estudos científicos, artigos e revisões, como a inteligência emocional faz a ligação entre emoção e inteligência e aspectos relacionados ao mundo das emoções e sentimentos. O debate é tão grande, que atualmente encontramos experiências nas diversas profissões da saúde. Como vivenciar e colocar em prática o conceito da inteligência emocional e desvendar a chave para as relações humanas.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura, enfocando o conceito de Inteligência Emocional e a sua relação na vida do profissional fonoaudiólogo que atua na área de audição e avaliar sua influência no desempenho organizacional e aspectos relacionados à saúde, qualidade de vida e bem-estar social.
METODOLOGIA: A metodologia se deu de forma exploratória, utilizando-se da coleta de dados em fontes bibliográficas. Na sua realização foi feita a seleção de bibliografia e documentos, leitura do material selecionado e exposição dos resultados obtidos. Diante disto, o presente estudo analisou as produções referentes ao papel da Inteligência Emocional ligadas ao profissional fonoaudiólogo na área de audição, em artigos de periódicos indexados e teses de mestrado que buscaram responder a seguinte questão: "Qual é a importância da Inteligência Emocional na carreira do fonoaudiólogo? ’’
RESULTADOS: A amostra final desta revisão foi constituída por 1 artigo e uma tese de mestrado (o artigo foi localizado na base de dados da SCIELO e a tese foi localizada em pesquisa na internet sobre o tema: Inteligência Emocional e perda auditiva). Em relação à fonte, o artigo foi publicado em EDUMECENTRO [online]. Quanto ao país de origem dos estudos, os mesmos foram desenvolvidos por pesquisadores de Cuba e Portugal. CONCLUSÃO: O estudo sugere a importância de destacar a necessidade de mais pesquisas científicas acerca do tema e sua relação com este profissional. O desenvolvimento da Inteligência Emocional favorece uma vida mais saudável e sugere sucesso em todos os âmbitos, incluindo o profissional. No entanto, o estudo foi insuficiente para descrever diferentes recortes quanto a variáveis étnicas, culturais, sociodemográficas. Notadamente, não foi possível delimitar a realidade brasileira visto a escassez de estudos nacionais quanto à temática. Apesar disso, o presente estudo permitiu a visibilidade de uma nova área a ser explorada, bem como poderá servir de base ao preenchimento das lacunas ainda presentes, contribuindo para o delineamento de novas investigações que conduzam a um maior compreensão e entendimento do papel da Inteligência Emocional na Fonoaudiologia.
Palavras-chave: Inteligência emocional. Audição. Estresse. Perda auditiva. Fonoaudiologia.
DADOS DE PUBLICAÇÃO