39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESTUDO DAS HABILIDADES COGNITIVAS E AUTOPERCEPÇÃO DE AMBIENTES DE ESCUTA COMPLEXOS EM IDOSOS USUÁRIOS DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA PRÉ E PÓS TREINAMENTO AUDITIVO
Ribeiro, A.C.M. ; Andrade, C.M. ; Arakawa, A. M. ; Freitas, M. I. D. ; Scharlach, R. C. ; Pinheiro, M. M. C. ;

O sistema auditivo sofre os efeitos cumulativos do envelhecimento e pode
desenvolver a perda auditiva relacionada à idade. Os pacientes idosos queixam-se de
problemas auditivos relacionados a dificuldades em ouvir em ambientes não favoráveis, ou
seja, na presença de ruído ou conversas em grupo. A dificuldade auditiva nessa população
impacta diretamente a cognição, qualidade de vida e os aspectos psicossociais aumentando
as chances de aparecimento de sintomas depressivos. Considerando que a perda auditiva é
um dos maiores fatores de risco que podem ser modificados para evitar alterações
cognitivas é imprescindível o papel da reabilitação auditiva em devolver a capacidade
funcional destes pacientes. Objetivo: Estudar as habilidades cognitivas e a autopercepção
de ambientes de escuta complexa em usuários de dispositivos eletrônicos de amplificação
sonora (DEAS) pré e pós treinamento auditivo. Método: Estudo do tipo observacional,
descritivo e prospectivo, realizado com idosos com perda auditiva sensorioneural de grau
leve a moderadamente severo e simétrica bilateralmente. Foram excluídos da pesquisa
idosos com deficiência visual e com evidências de alterações neurológicas e/ou
psiquiátricas prévias. Para avaliar a autopercepção de ambientes de escuta complexa foi
aplicado o questionário Speech, Spatial e Qualities (SSQ) que avalia os domínios de
audição para a fala, audição espacial e qualidades auditivas. Para avaliar habilidades
cognitivas foi usado a Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA). Todos os procedimentos
foram realizados pré e pós treinamento auditivo-cognitivo em idosos acompanhados em um
serviço de saúde auditiva. Resultados: Participaram inicialmente da amostra 12 idosos,
porém oito (média de idade 72 anos) concluíram o processo de treinamento
auditivo-cognitivo. A média geral encontrada no questionário SSQ pré e pós intervenção foi
de 6,61 e 7,06 respectivamente. Para o domínio audição para fala a pontuação média
obtida foi de 6,15 no pré e 6,09 pós intervenção. O domínio referente a audição espacial
apresentou média de 7,45 no pré e 7,82 pós treinamento e por fim, para o terceiro domínio
relacionado a qualidade da audição, antes da intervenção verificou-se pontuação média
6,92 e no pós 7,78. A média geral do questionário MoCA pré -intervenção foi de 21 pontos,
sendo que 62,5% dos avaliados apresentaram resultados alterados e, pós treinamento 50%
permaneceram alterados, com pontuação média de 21,5 pontos. Conclusão: Os resultados
do questionário SSQ sugerem que após o treinamento auditivo-cognitivo as pessoas idosas
usuárias de DEAS melhoraram o desempenho auditivo em situações de escuta complexa,
sendo mais evidente no domínio qualidade auditiva. Em relação aos aspectos cognitivos
avaliados no questionário MoCA mantiveram-se os achados encontrados pré e pós
intervenção, exceto um idoso da amostra que obteve resultado alterado no pré e normal no
pós treinamento. A realização da reabilitação auditivo-cognitiva trouxe benefícios para a
população do estudo, considerando a melhora na autopercepção de escuta em ambientes
desafiadores e nas habilidades cognitivas avaliadas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1302
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1302



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