AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES AUDITIVAS EM CRIANÇAS COM ATRASO MOTOR DE FALA - ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS
HILLESHEIM, A. ;
Oliveira, A. M. ;
Ribeiro, A. C. M. ;
Bucci, A. C. ;
Pinheiro, M. M. C. ;
O Processamento Auditivo Central (PAC) desempenha um papel crucial na interpretação e processamento de estímulos sonoros. Há relatos na literatura que relacionam o transtorno do processamento auditivo central (TPAC) com dificuldades de aprendizagem, memória auditiva, fala e comunicação oral. O Atraso Motor de Fala (AMF), é um dos diagnósticos de alteração motora da fala, sendo caracterizado por apresentar imprecisão articulatória, alterações na estabilidade da fala, na voz e na prosódia. Objetivo: Apresentar o relato de casos clínicos da avaliação do processamento auditivo central. Método: Estudo de caso, aprovado pelo comitê de ética com protocolo sob o número 3.758.303, realizado no ano de 2023. Participaram da pesquisa três crianças com diagnóstico de AMF, com idade de sete a onze anos do sexo masculino que têm o português como primeira língua e limiares auditivos dentro dos padrões da normalidade bilateralmente. Foi aplicado o questionário Auditory Processing Domais Questionnaire (APDQ) com os responsáveis pelas crianças, uma bateria mínima com testes auditivos especiais do processamento auditivo central para avaliar as habilidades auditivas de localização, figura-fundo (integração binaural e separação), fechamento, ordenação e resolução temporal. Resultados: Na avaliação do PAC verificou-se que todos os indivíduos tiveram bom desempenho do teste de Localização Sonora e de memória sequencial para sons não-verbais. Já no teste de memória sequencial para sons verbais todos os indivíduos apresentaram alteração (⅓ acertos). A média no Random Gap Detection Test (RGDT) foi de 34,7 ms, no Teste de Padrão de Frequência (TPF) na nomeação foi 44% e no humming 57,7%). No Teste Dicótico de Dígitos a média foi 87,5%, no teste Pediátrico de Inteligibilidade de fala em escuta monótica (PSI) (86,5%) e no PSI com palavras e ruído competitivo +10 foi 78,3%. Em relação aos domínios do questionário APDQ, a média de pontuação foi de 28 para atenção, 30,6 para linguagem e 84,3 para processamento auditivo. Conclusão: Os achados sugerem que crianças com Atraso Motor de Fala possuem alteração nas habilidades auditivas, sendo a habilidade auditiva mais alterada a ordenação temporal, bem como no questionário APDQ, em que os domínios que apresentaram defasagem foram os de linguagem e processamento auditivo. No questionário APDQ verificou-se alteração nos domínios de linguagem e processamento auditivo. Este estudo contribuiu para reforçar a importância da avaliação das habilidades do processamento auditivo central nos casos de alteração de fala. Ademais ressalta-se a importância da avaliação do processamento auditivo para implementação de novas práticas terapêuticas voltadas para a estimulação das habilidades auditivas alteradas, já que trabalhando essas habilidades, é possível melhorar a percepção de fala e a comunicação desses pacientes, permitindo o desenvolvimento geral da maneira mais proveitosa.
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