39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

OLHOS ABERTOS, OUVIDOS LIGADOS: MATERIAIS INFORMATIVOS AOS CUIDADORES SOBRE USO CONSISTENTE DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS APLICADOS À SURDEZ EM BEBÊS.
Ottaviani, A. L. C. ; Jacob, R. T. S. ; Carvalho, H. A. S. ; Moret, A. L. M. ; Lopes, N. B. F. ; Felipini, L. M. G. ; Garrido, S. A. T. ;

Mundialmente, a deficiência auditiva é um dos déficits sensoriais mais recorrentes na população, sobretudo nas crianças (Rodrigues-Sato, Almeida, 2018). Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, a deficiência auditiva atingiu aproximadamente 466 milhões de pessoas, ou seja, 6,1% da população mundial e, deste total, 34 milhões (7%) são crianças (World Health Organization, 2018). A perda auditiva é um problema grave que, quando não detectado e tratado precocemente pode causar atrasos no desenvolvimento de linguagem, problemas sociais e emocionais, falhas no âmbito acadêmico e posteriormente na vida adulta em termos de mercado de trabalho, empregabilidade e relações pessoais (Deperon et al. 2018). Sendo assim, o diagnóstico e a intervenção precoce, antes dos seis meses de vida, por meio do uso efetivo de dispositivos eletrônicos, são de fundamental importância para para garantir o melhor aproveitamento do potencial auditivo da criança (Miguel et al. 2012). Por esse motivo, é de extrema importância que as famílias sejam orientadas quanto antes a respeito do uso da amplificação sonora, para que essa intervenção ocorra no período crítico de desenvolvimento e de neuroplasticidade cerebral, visto que, é pela audição que as crianças desenvolvem a linguagem. Sabe-se, também, que é difícil estabelecer o uso consistente do dispositivo nos primeiros anos de vida e que os benefícios do uso são maiores quando os dispositivos são usados por pelo menos 10 horas por dia (Tomblin et al. 2015), por isso, a compreensão dos cuidadores sobre a importância do uso efetivo do dispositivo eletrônico para o acesso ao mundo sonoro é imprescindível para não acarretar prejuízos no desenvolvimento da linguagem.
Objetivo: : Desenvolver materiais informativos sobre a importância da retenção de dispositivos eletrônicos em bebês para o desenvolvimento da linguagem visando contribuir para a compreensão dos cuidadores a respeito da temática.
Metodologia: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, sob registro CAAE 68823223.0.0000.5417. Foram encontrados no site "Hearing First" (https://www.hearingfirst.org/) materiais que continham informações a respeito da importância do uso dos dispositivos eletrônicos para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Foi realizada a tradução desses materiais com a autorização dos autores. Participaram da pesquisa 19 indivíduos, sendo quatro cuidadores de bebês com deficiência auditiva, regularmente matriculados na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP ou contatados via mídias sociais e 15 fonoaudiólogos que atuam na área de Audiologia. Foi aplicado o instrumento “Patient Education Materials Assessment Tool for Printable Material” (PEMAT), que contém 24 perguntas.
Resultados: Os materiais foram considerados adequados, com uma pontuação final de 90,9% para compreensão e 88,6% de aplicabilidade.
Conclusão: Os materiais traduzidos demonstraram ser adequados para o aconselhamento dos responsáveis sobre a perda auditiva, os dispositivos eletrônicos e a importância do uso efetivo deles para a aquisição e desenvolvimento da linguagem dos bebês.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1316
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1316



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp