39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CONSTRUÇÃO DE WEBSITE COMO APOIO AOS PAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES AUDITIVAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Moret, A. L. M. ; Silva, J. M. ; Angelo, T. C. S. ; Jacob, R. T. S. ; Lopes, N. B. F. ;

Objetivos:
Estudar a experiência dos pais em atividades on-line de treinamentos auditivos digitais utilizados como apoio na reabilitação de crianças com deficiência auditiva.
Método:
Pesquisa desenvolvida como parte da construção do website “Aprendendo a ouvir: atividades auditivas para crianças e seus pais” (https://aprendendoaouvir.fob.usp.br/). O desenho metodológico da construção do website seguiu duas etapas: 1- análise e planejamento; 2- modelagem. Na etapa 1 foi aplicado um questionário para investigar a experiência dos pais em atividades on-line de treinamento auditivo composto por 29 perguntas e inserido na plataforma Google Forms.
Resultados:
Sessenta e duas pessoas (≥ 22 a ≤ 62 anos) de 12 diferentes estados brasileiros responderam ao questionário, sendo 55 (88,7%) mães, três (4,9%) avós, dois (3,2%) pais e dois (3,2%) irmãos. Destes, 40 (64,5%) utilizam atividades auditivas on-line para estimular a audição das crianças, enquanto 22 (35,5%) responderam “não”. Justificativas sobre o não acesso às atividades on-line dos 22 participantes: 4,5% responderam “atividades são muito difíceis”; 4,5% responderam “atividades são muito fáceis”; 13,7% relataram “falta de tempo”; 18,2% relataram “outras causas”; 18,2% relataram “atividades são pagas” e 40,9% relataram desconhecer a existência de treinamentos digitais. Na pesquisa, 95% dos participantes concordaram com as afirmações: 1- as atividades auditivas servem como apoio à terapia fonoaudiológica; 2- as atividades auditivas atuam sobre a melhora do desenvolvimento auditivo das crianças; 3- as atividades auditivas servem como apoio e incentivo aos familiares na busca. As respostas obtidas serviram como base para o planejamento e a construção das atividades lúdicas auditivas com estratégias sintéticas e analíticas, e para a gravação, a seleção e a organização dos áudios condizentes à realidade das crianças e pais.
Conclusão:
O website atendeu as prioridades relevantes quanto às inovações tecnológicas e seus impactos, e às demandas inclusivas de identidade, legibilidade, conteúdo, usabilidade e jogabilidade e viabilizou produto especializado e acessível ao público alvo. O conteúdo desenvolvido englobou os aspectos elencados pelos pais como imprescindíveis na organização de atividades auditivas atrativas às crianças e facilitadoras aos familiares. Almeja-se que o website atue como ferramenta de adesão, apoio e empoderamento aos pais quanto à participação na reabilitação auditiva, bem como o rompimento de barreiras geográficas que dificultam o processo terapêutico no Brasil.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1318
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1318



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp