39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA
Silva, L. D. F. ; Queiroz, J. P. S. ; Duarte, D. S. B. ; Britto, D. B. L. A. ;

INTRODUÇÃO: A compreensão dos distúrbios do equilíbrio corporal como uma restrição em um dos sistemas essenciais para a sobrevivência do indivíduo ressalta a necessidade de uma abordagem de intervenção eficaz. Muitos pacientes, cujo desempenho de funções básicas é limitado, desenvolvem dificuldades de concentração, memória e manifestações psicoemocionais, derivadas da insegurança física causada por tonturas e/ou vertigens, frequentemente resultando em desequilíbrio, risco de quedas e limitações na realização de atividades cotidianas. Apesar de serem comuns na infância, diagnosticar as vestibulopatias é complicado devido à diversidade de sintomas apresentados. Na maioria dos casos, os problemas vestibulares resultam de alterações funcionais devido à imaturidade do sistema e, portanto, tendem a ser autolimitados. No entanto, a experiência clínica demonstra que as crianças enfrentam consequências significativas dos distúrbios vestibulares, incluindo comprometimento cognitivo e isolamento social, afetando negativamente seu desenvolvimento. Embora o tratamento medicamentoso seja normalmente a primeira opção, sugere-se a reabilitação vestibular como uma alternativa de tratamento para a compensação vestibular, uma vez que as medicações, a longo prazo, apresentam efeitos colaterais. OBJETIVO: Descrever os métodos de avaliação e reabilitação vestibular em crianças e/ou adolescentes. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada entre julho e novembro de 2023, conduzida com a seguinte questão orientadora: "Quais os principais métodos de avaliação e reabilitação vestibular em crianças e/ou adolescentes?" Para a seleção dos artigos, foram consultadas as seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, SciElo, ScienceDirect e Google Acadêmico. Os termos de busca utilizados foram definidos como: “Vestibular rehabilitation" AND "Children", conforme os descritores obtidos na plataforma dos Descritores em Ciências da Saúde. Os critérios de inclusão foram: estudos originais com crianças e/ou adolescentes que realizaram avaliação e/ou reabilitação vestibular. Como critérios de exclusão: revisões de literatura, capítulos de livros, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. RESULTADOS: Inicialmente foi constatado um total de 16.364 artigos. Mediante análise dos títulos e resumos, procedeu-se à exclusão de duplicatas e artigos que não atendiam aos critérios de elegibilidade, resultando, cinco artigos para a revisão. É importante destacar que todos selecionados foram publicados no período de 2002 e 2021, originados na América do Sul e do Norte. A faixa etária dos pacientes variou entre quatro e 18 anos, de ambos os sexos. Para o diagnóstico, os testes vestibulares foram: eletronistagmografia, vectoeletronistagmografia, prova rotatória pendular decrescente, posturografia convencional, posturografia dinâmica computorizada, Potencial Evocado Auditivo Miogênico, Video Head Impulse Test e teste de Fukuda, realizados juntamente com aplicação de questionários como o Motion Sickness Questionnaire Short Form e o Motion Sickness A. O programa de reabilitação vestibular dos estudos foi baseado na técnica de Cawthorne & Cooksey de forma adaptada. Os exercícios consistiam em movimentos repetidos de cabeça, pescoço e olhos para estimular a compensação do labirinto, sendo realizados em sessões semanais com acompanhamento, além de orientações para a realização dos exercícios duas vezes ao dia, durante 60 dias, com ajustes individuais durante o tratamento. CONCLUSÃO: Os métodos de avaliações para as disfunções vestibulares são diversas e o protocolo de Reabilitação Vestibular mais usado foi Cawthorne & Cooksey.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1327
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1327



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