QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA
Grassi, J. ;
da Silva, P. R. F. ;
Chiriboga, L. F. ;
Reis, R. A. ;
Pessoa-Almeida, A. N. ;
Introdução: A deficiência auditiva-DA implica a Qualidade de Vida-QV da pessoa com deficiência-PcD e sua família. Múltiplos fatores intervenientes constituem e designam repercussões nas possibilidades de comunicação e que trazem, indissociavelmente, novas condições de constituição social e inserção na comunidade. Objetivo: Descrever o protocolo de revisão sistemática sobre a QV em crianças de até cinco anos, com DA, usuárias de Dispositivos Eletrônicos de Amplificação Sonora-DEAS. Método: Protocolo, em alta conformidade, elaborado segundo o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA, registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) sob a identificação CDR42022348219. A pesquisa foi delimitada pela questão norteadora, bases de dados bibliográficos consultadas e a estratégia de busca, com o uso dos operadores booleanos. Os critérios de seleção, extração dos dados e avaliação metodológica dos estudos incluídos pelo protocolo foram definidos. Não houve restrição de idioma, período ou tipo de estudo. Resultados: O resumo das evidências foi sistematizado conforme fluxograma e variáveis de interesse para a discussão. À apreciação sensível e fidedigna diante da questão problema e apurada filtragem de evidências da temática conforme qualidade metodológica, figurou a primeira rota de revisão sistemática com método reproduzível para reunir e sintetizar todas as evidências disponíveis, sem restrição de data e idiomas, para averiguação das evidências sobre a QV em crianças com DA usuárias de DEAS. A questão de pesquisa foi apresentada utilizando o acrônimo PICOS17 (Patient/Population, Intervention/Exposure, Control or Comparison, Outcomes, Study Design), bem como critérios de inclusão e exclusão, fontes de informação, estratégia de busca, seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação metodológica dos estudos incluídos, apresentação e resumo das evidências, síntese de dados e discussão, que oportunizaram classificação em filtragem que congregou agrupamento de evidências nesta população estudada. Evidencia-se rigorosos e notáveis decisões de tomadas na adesão da reabilitação, tangíveis nas etapas iniciais de desenvolvimento de habilidades auditivas e de linguagem (conforme a língua adotada), outrossim, período preambular de forte orientação e aconselhamento, engajamento da família e ingresso em instituição escolar. Conclusões: Este estudo fornece subsídios aos profissionais para a tomada de decisões assertivas em intervenções terapêuticas, com diretrizes baseadas em evidências na atenção à saúde desta população. Espera-se que nossos resultados sejam de interesse para os profissionais da saúde, a perscrutar não somente a Fonoaudiologia clínica mas contexto interprofissional que designam elementos de balizadores de serviços e informações de dados em perspetiva de saúde coletiva, da RCPD-SUS, especialmente, a fim de fomentar discussões de grupos bem como contribuir órgãos reguladores e políticas públicas de saúde para a qualidade de vida da população pediátrica com DA
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