39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TRIAGEM E AVALIAÇÃO DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM PACIENTES COM TRANSTORNO DE LEITURA E ESCRITA.
Santos, L. C. J. ; Costa, R. ; Cavadas, M ;

O processamento auditivo central é caracterizado pelo conjunto das habilidades auditivas necessárias para a interpretação dos sons, tais habilidades são: detecção, discriminação, memorização e reconhecimento do som. Este trabalho objetivou identificar possíveis alterações de processamento auditivo central em pacientes em acompanhamento fonoaudiológico no ambulatório de transtornos da língua escrita, além de contribuir para o diagnóstico e reabilitação. Trata-se de um estudo prospectivo, do tipo Coorte, com delineamento transversal, realizado no período de maio de 2022 a abril de 2023, sob o parecer consubstanciado do CEP/INDC - UFRJ número: 5.082.807. A amostra foi composta por pacientes de ambos os gêneros, com idade média de 10 anos, em acompanhamento fonoaudiológico. Os critérios para a inclusão foram a assistência terapêutica fonoaudiológica para transtornos de leitura e escrita no ambulatório da universidade participativa do estudo. Os critérios de exclusão foram pacientes que já tivessem diagnóstico prévio de perda auditiva, déficit linguístico-cognitivo que impedisse a realização dos testes audiológicos e idade inferior a 6 anos. O estudo consistiu em duas etapas: triagem auditiva comportamental e avaliação do processamento auditivo. Todos os pacientes participaram de ambas as etapas e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, bem como o termo de assentimento livre e esclarecido. No primeiro momento, foi aplicado um questionário estruturado denominado Escala do Comportamento Auditivo (SCALE OF AUDITORY BEHAVIORS - SAB) e foi realizada a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA). Os dados foram coletados durante o atendimento, com resposta dos pais e terapeutas, devido à idade inferior a 18 anos dos participantes. No segundo momento, foi realizada a avaliação comportamental do processamento auditivo central por meio de testes verbais e não verbais, envolvendo as habilidades auditivas de figura-fundo, síntese binaural, localização sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais. Inicialmente, a amostra era composta por 12 pacientes contatados. Após recusas, desistências e desvinculação com a instituição, o estudo prosseguiu com 8 pacientes triados e avaliados. Dos participantes, 6 eram do gênero masculino (75%) e 2 do gênero feminino (25%). A faixa etária dos participantes variou entre 8 e 13 anos. A escolaridade variou do 2º ao 6º ano do ensino fundamental. A entidade nosológica fonoaudiológica dos pacientes foi de 50% dos pacientes apresentam dislexia, 25% apresentam TDAH associado à dislexia e 37,5% dos pacientes tinham alterações de aprendizado sem diagnóstico definido até o momento do estudo. Observou-se que todos os participantes apresentaram alteração no Processamento Auditivo Central, para os dois grupos de avaliações (verbais e não-verbais), pois, alterações de Processamento Auditivo Central podem estar vinculadas a outros déficits, como a atenção e a memória, coincidindo com os resultados observados pelos responsáveis na escala de comportamento auditivo, parâmetro psicométrico estratégico para as intervenções terapêuticas. Este estudo pode concluir que as avaliações do processamento auditivo central e a triagem auditiva foram capazes de identificar as alterações do processamento auditivo central nos pacientes de transtorno da língua escrita.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1349
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1349



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