ANÁLISE DAS QUEIXAS E RESULTADOS DOS EXAMES DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA
Constantino, D. C. M. M. ;
Bonh, V. ;
Rodrigues, T. D. ;
Garbino, J.F. ;
Introdução: O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é um déficit do processamento neural caracterizado por alterações das habilidades auditivas. As queixas comuns entre os indivíduos são: dificuldade de compreensão principalmente em ambientes com acústica desfavorável ou presença de ruído competitivo, desatenção, dificuldades de aprendizagem e distúrbios de fala, leitura e escrita. Objetivo: Analisar as queixas auditivas dos pacientes atendidos em uma clínica escola e correlacionar com os dados obtidos por meio da avaliação do processamento auditivo central (PAC). Método: O estudo realizado trata-se de um estudo analítico, transversal, quantitativo e retrospectivo em prontuários, cuja população da amostra foram pacientes atendidos na Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma Faculdade localizada no Sul do Brasil, no período de 2019 e 2022, e que realizaram a bateria de testes do Processamento Auditivo Central (PAC). A população foi selecionada por processo de amostragem não probabilística de conveniência. A coleta foi realizada entre os meses de julho a setembro de 2023, sendo utilizados registros de pacientes atendidos entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022. Foram coletados dados de anamnese como gênero, idade, escolaridade, queixa principal, dados de encaminhamentos, histórico clínico e os resultados dos exames realizados. Resultados: Foram analisados 20 prontuários de pacientes, 50% do gênero masculino e 50% feminino, sendo 40% da amostra de indivíduos entre 07 e 09 anos de idade. Observou-se que 80% dos indivíduos cursam séries do ensino fundamental. Dos encaminhamentos, verificou-se que 45% são provenientes de fonoaudiólogos. As principais queixas, 40% dos pacientes referiu dificuldade de compreensão, 35% distração, 15% distúrbios de fala e 10% dificuldade de aprendizagem. Considerações Finais: Foi possível observar a evidência de queixas relacionadas ao TPAC, porém não houve significância estatística entre as principais queixas dos pacientes com os respectivos resultados dos testes comportamentais do PAC, podendo estar relacionado a heterogeneidade e a baixa frequência dos sintomas.
PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Processamento Auditivo; Fonoaudiologia; Processamento Auditivo Central; Triagem Auditiva; Queixas Audiológicas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO