39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AUTOAVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE PAIS E SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Almeida, C. M. ; Santos, F. R. ; Delgado-Pinheiro, E.M.C. ;

INTRODUÇÃO: O conhecimento dos aspectos relevantes na interação comunicativa entre os pais e seus filhos com deficiência auditiva poderá possibilitar o aproveitamento das situações de comunicação no ambiente familiar para contribuir com o desenvolvimento da audição e linguagem dessas crianças. OBJETIVO: Verificar o efeito da autoavaliação dos pais sobre a interação comunicativa com seu filho que apresenta deficiência auditiva. METODOLOGIA: Estudo transversal e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 64591522.5.0000.5406). Os participantes foram cinco mães de cinco crianças com deficiência auditiva sensorioneural, usuárias de implante coclear e/ou aparelho de amplificação sonora individual que frequentam um programa de reabilitação auditiva. As interações mãe/filho foram analisadas a partir de filmagens que ocorreram separadamente em duas etapas. Na primeira etapa, após a filmagem, houve a explicação sobre cada comportamento a ser observado. Os pais realizaram a autoavaliação da interação utilizando uma Escala Likert com sete pontos, variando de “raramente” a “frequentemente”. Foram observados 22 comportamentos que promovem a estimulação da audição e linguagem, organizados nas categorias: sensibilidade, comportamentos em resposta à criança, comportamentos de atenção compartilhada e comportamentos gerais (COLE,1992). Na segunda etapa, após a filmagem, os pais realizaram a pontuação sem explicações. A análise dos resultados foi realizada por estatística descritiva (mínimo, mediana e máximo) das categorias. RESULTADOS Após os pais compreenderem os comportamentos importantes em uma interação comunicativa, houve aumento na frequência dos comportamentos relacionados à “sensibilidade”. Em relação aos “comportamentos em resposta à criança” a utilização de palavras apropriadas foi mais frequente pós-intervenção, ou seja, segunda filmagem. Na “atenção compartilhada” os comportamentos avaliados pelos pais foram pontuados ocorrendo “frequentemente” na primeira filmagem com aumento da frequência, na segunda filmagem. Nos “comportamentos gerais” principalmente a utilização de gestos apropriados, foi mais frequente na segunda filmagem. CONCLUSÕES: A autoavaliação com a explicação sobre os comportamentos que propiciam o desenvolvimento da audição e linguagem, utilizando a filmagem da interação comunicativa, demonstrou ser efetiva para as interações mãe/filho com deficiência auditiva, pois, em uma situação controlada, apresentaram maiores pontuações na segunda filmagem.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1353
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1353



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp