39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TREINAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Pinto, J.D. ; Santos, L.V.D. ; Neves-Lobo, I.F. ; Schochat, E. ;

Introdução: A avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) é amplamente utilizada em populações que apresentam dificuldades de alfabetização. Na vigência de alteração nas habilidades auditivas que compreendem o PAC, as crianças devem ser submetidas a treinamento auditivo a fim de contribuir para um processo de alfabetização adequado. Objetivo: Verificar os efeitos do treinamento auditivo por meio do software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares em processo de alfabetização. Método: Estudo do tipo longitudinal, descritivo e quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem (sob o número 55131516.5.0000.0065). Participaram 11 crianças, com idades entre 7 e 8 anos, de ambos os sexos, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I. Todos os participantes foram submetidos a avaliação pré-intervenção, composta por anamnese; meatoscopia, teleaudiometria baseada em tablet, testes comportamentais do processamento auditivo, sendo eles Teste de Fala Comprimida (TFC), Padrão de Frequência (TPF) e Dicótico de Dígitos (TDD), além da triagem escolar, realizada por meio da aplicação do Teste de Repetição de Pseudo-Palavras e Avaliação de Fluência de Leitura. Os participantes foram subdivididos em dois grupos: Grupo de Treinamento Auditivo (GTA) e Grupo de Treino Placebo (GTP), com auxílio da professora responsável pela turma. O GTA, composto por seis escolares (quatro meninos e duas meninas), foi submetido a oito sessões de treino com o software PER. Cada sessão teve duração de 45 minutos e foi realizada uma vez por semana em horários alternados. Enquanto o GTP, constituído de cinco escolares (cinco meninas), realizou oito sessões de atividades que contemplaram habilidades de processamento visual. É importante ressaltar que ambos os grupos foram formados por crianças com dificuldade no processo de alfabetização. Após intervenção, os participantes foram resubmetidos à avaliação com os mesmos instrumentos descritos e os resultados foram analisados nas seguintes variáveis: TDD orelha direita (OD), TDD orelha esquerda (OE), TFC OD, TFC OE, TPF, Velocidade, Acurácia e Memória Operacional (MOP) por meio dos testes estatísticos MANOVA e teste dos postos com sinais de Wilcoxon. Resultados: Não foram constatadas diferenças significantes nas avaliações entre os períodos pré e pós-intervenção para o GTP (TDD OD - p=0.074, TDD OE - p=0.104, TFC OD - p=0.104, TFC OE - p=1, TPF - p=0.109, Velocidade - p=0.144, Acurácia - p=0.102 e MOP - p=0.715. Para o GTA, além de ser observado aumento dos valores médios entre os períodos pré e pós-intervenção para todas as avaliações, foram evidenciadas diferenças significantes entre as variáveis TDD OE (p=0.026), TFC OD (p=0.026), TFC OE (p=0.042), Velocidade (p=0.028), Acurácia (p=0.027) e MOP (p=0.027). Conclusão: O treinamento auditivo com o software PER se mostrou eficaz, uma vez que os escolares submetidos à ele apresentaram melhora nas habilidades auditivas e nos testes da triagem escolar pré e pós-intervenção.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1358
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1358



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