PADRONIZAÇÃO DO TESTE COLT (CLICK ORDERING LATERALIZATION TEST) NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA
Colette, E. D. ;
Schochat, E. ;
Leite Filho, C. A. ;
Rabelo, C. M. ;
Introdução: Apesar de a lateralização ser de fundamental importância no processamento auditivo, ainda não há testes comportamentais validados para a sua avaliação. O Click Ordering Lateralization Test (COLT) foi proposto com o intuito de avaliar a habilidade de lateralização por meio da mensuração do menor tempo interaural necessário para que se perceba de qual lado um tom foi ouvido primeiro. Para que possa ser incorporado na prática clínica, é necessário estabelecer valores de referência e investigar evidências de validade de construto para o COLT. Em um estudo recente, foram estabelecidos valores de referência para adultos normo-ouvintes e não foi observada influência de fatores como gênero, orelha e faixa-teste, em conformidade com a literatura em lateralização sonora. Devido à grande demanda na população pediátrica, é necessário que tais aspectos também sejam investigados nesta faixa etária. Objetivo(s): determinar os valores de referência para o COLT para crianças entre 8 e 14 anos e verificar a influência da orelha, gênero, idade, faixa-teste e ordem de início sobre o desempenho. Metodologia: foram incluídas 13 crianças normo-ouvintes entre 8 e 14 anos, sendo sete do gênero feminino e 6 do gênero masculino, sem histórico de alterações auditivas, otológicas, psiquiátricas ou neurológicas e com resultados dentro dos critérios de normalidade na etapa de integração binaural do Teste Dicótico de Dígitos. Todas as crianças foram submetidas ao COLT, realizado a 50 dBNS. Foram apresentados 54 itens compostos por tone burstws com duração de 10 ms e com diferença interaural de apresentação variando entre 0 e 230 ms. Para cada item, o indivíduo deveria indicar em qual orelha o estímulo foi ouvido primeiro, ou se foi ouvido nas duas simultaneamente. Os voluntários foram organizados em dois grupos de acordo com a faixa-teste pela qual iniciaram. Realizou-se análise descritiva das medidas de desempenho no COLT e a influência dos fatores Gênero, Idade, Orelha, Faixa-Teste e Grupo foi avaliada com modelos lineares mistos no nível de significância de 5%. Resultados: obteve-se média de porcentagem de acertos de 82,41 ± 11,79% e média de limiar de diferença de tempo interaural de 118,08 ± 65,61 ms. Não houve influência estatisticamente significante do gênero (p = 0,141 para porcentagem; p = 0,202 para limiar), grupo (p = 0,359; p = 0,292) e faixa-teste (p = 0,183; p = 0,419), no entanto houve tendência à significância estatística para o efeito da idade sobre o desempenho no COLT (p = 0,076; p = 0,093), com melhora progressiva com o aumento da idade. Conclusão: crianças entre 8 e 14 anos apresentaram média de acertos de 82,41% e média de limiar de diferença interaural de 118,08 ms no COLT. Conforme esperado, não houve influência do gênero, orelha ou faixa-teste sobre o desempenho, no entanto foram observadas evidências de uma possível influência da idade, sugerindo que novos estudos devem investigar valores de referência específicos para cada idade presente na faixa etária estudada.
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