HABILIDADE DA LINGUAGEM EXPRESSIVA EM UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: ESTUDO DE CASO
NASCIMENTO, M. C. ;
LEVY, C. C. A. C. ;
Introdução
A audição é um fator importante para o desenvolvimento da linguagem expressiva e das habilidades auditivas. Qualquer grau de perda auditiva acarretará consequências na linguagem, mas também psicossociais, processo de alfabetização, autoestima e futuramente no mercado de trabalho. Atualmente, com o avanço da tecnologia, da ciência e da medicina o diagnóstico está o mais precoce possível com a implementação de Programas de Saúde Auditiva que contemplam também a intervenção. Sendo assim, é importante que haja Protocolos adequados para a avaliação da linguagem expressiva na população pediátrica com deficiência auditiva (Inês; Tochetto, 2007).
Objetivo
Descrever a habilidade da linguagem expressiva em uma criança com deficiência auditiva usuária de AASI por meio do Protocolo da Avaliação de Desenvolvimento de Linguagem (ADL).
Método
Participou dessa pesquisa uma criança do sexo feminino com 4 anos e 10 meses, atendida no ambulatório de Audiologia Educacional do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi realizado uma anamnese com a mãe para o levantamento de dados da criança. Em seguida, foi aplicado o ADL de acordo com a idade cronológica da criança.
Resultados
Foram realizadas 11 perguntas com 27 subitens de acordo com a idade cronológica da criança. Destas ela respondeu 20 subitens e sete não houve resposta. Das 20 respostas, apenas oito respostas estavam corretas de acordo com a pergunta. As demais, as respostas não foram corretas com a perguntas. Na pergunta um, com cinco subitens, o subitem a ela respondeu repetindo parte da pergunta e o próprio nome. Nos subitens b, c e d, a criança respondeu corretamente às perguntas e no último subitem não soube responder. A pergunta dois, com três subitens, a criança respondeu os subitens b e c, destes não respondeu corretamente nenhum. E o subitem a, não soube responder. Na pergunta três, apresentava três subitens. Nos subitens a e b, ela respondeu apenas corretamente o item b e o último item não houve resposta. Na pergunta quatro, apresentava apenas dois subitens. A criança não respondeu o que era esperado para as perguntas, mas descreveu as cores das imagens que era apresentada para ela. Referente à pergunta cinco, a criança não respondeu corretamente. Na pergunta seis, com dois subitens a criança respondeu corretamente às perguntas. Na pergunta sete, com dois subitens, não houve resposta em ambas. Com relação à pergunta oito, com dois subitens a participante respondeu ambos, mas apenas o subitem a respondeu corretamente. Na pergunta nove, com dois subitens, respondeu apenas o subitem b, o subitem a não houve resposta. Referente a pergunta 10, com três subitens respondeu a todos os subitens. Porém, apenas o subitem a respondeu corretamente e os demais, relatou as palavras já mencionadas pela aplicadora. Na última pergunta, com dois subitens. A participante respondeu apenas o subitem b e foi coerente a pergunta.
Conclusões
Neste momento, entendemos que a Linguagem expressiva da paciente do estudo de caso está na fase de frases curtas, sendo assim, encontra-se abaixo para a idade esperada.
DADOS DE PUBLICAÇÃO