QUESTIONÁRIO APDQ EM INDIVÍDUO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Almeida, M.B.S.K. ;
Pereira,L.D. ;
Alterações sensoriais estão presentes em crianças com transtorno do espectro do autismo, entre elas, alterações de ordem auditiva. Vários fenômenos comportamentais estão agrupados nos mecanismos e processos do sistema auditivo e a esse conjunto de processos típicos atribui-se o termo Processamento Auditivo.
Escalas de triagem podem ser usadas para identificar indivíduos que estão em risco para o TPAC. Questionários respondidos por parentes são ferramentas que podem auxiliar no fornecimento de informações sobre os déficits de comunicação do indivíduo e o impacto em sua vida diária.
Objetivo: identificar e analisar as situações de habilidades de escuta do cotidiano na percepção dos pais ou cuidadores de sujeitos com TEA, utilizando o questionário APDQ (The Auditory Processing Domains Questionnaire) criado por Brian O’Hara em 2007 e atualizado em 2020.
Método: Estudo de caso. Foi aplicado o questionário APDQ aos pais ou cuidadores de um indivíduo autista nível 1 de suporte, contendo perguntas simples relacionadas a situações do dia a dia que envolvam o comportamento auditivo, de linguagem e de atenção. Foram aplicados também os seguintes testes que compõem a bateria de avaliação do Processamento Auditivo: PSI, Teste dicótico de dígitos, RGDT e teste de padrão de duração. O questionário APDQ foi usado como triagem do processamento auditivo em indivíduos com TEA, com o intuito de identificar risco para alteração do processamento auditivo.
Resultado: O questionário APDQ apresentou alto risco para transtorno do Processamento Auditivo Central, indicando a necessidade de encaminhamento para a avaliação de PAC. Na avaliação de PAC o paciente apresentou alteração em todas as habilidades auditivas avaliadas.
DADOS DE PUBLICAÇÃO