39º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CONHECIMENTO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE, EM IMPLANTE COCLEAR.
Dias, V.S. ;

Embora a cirurgia de implantação seja realizada por um médico otorrinolaringologista, equipe de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos são parte imprescindível para se considerar um paciente apto ou não ao processo. Desta maneira, torna-se essencial o acesso a conteúdos ainda ao longo da graduação.
Objetivo: Verificar qualitativamente e quantitativamente o grau de acesso a conhecimentos a respeito de implante coclear, por alunos das graduações de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Educação Física, Psicologia e Enfermagem durante a graduação em oposição ao curso de Fonoaudiologia e posteriormente fornecer material didático de fácil acesso a fim de auxiliar na divulgação de conteúdos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e observacional realizado no laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Neuroaudiologia, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em que foram avaliados 174 indivíduos entre 17 e 60 anos, matriculados e ativos em ao menos uma da sete graduações abordadas neste estudo. Os participantes foram submetidos ao questionário “Implante Coclear” desenvolvido especificamente para este estudo, dividido em etapas A e B. A análise dos dados foi realizada através de análise fatorial exploratória, comparando o número de acertos e índice de satisfação do grupo de alunos de Fonoaudiologia e o grupo de alunos de outros cursos da área da saúde, com base no curso de graduação e aceitabilidade do material didático proposto.
Resultados: As respostas do questionário foram analisadas mediante recodificação em acerto e erros, com base no gabarito, a partir de uma análise paralela. Quanto à caracterização da amostra houve 65 indivíduos no grupo de fonoaudiologia e 101 indivíduos no grupo das demais áreas da saúde. Quanto a análise comparativa em relação ao nível de conhecimento em implante coclear de satisfação de acesso ao conteúdo de implante coclear, de satisfação quanto ao material fornecido e grau de recomendação do material, evidenciou-se que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos em relação à média de acertos no questionário de conhecimentos em implante coclear e em relação ao grau de recomendação do material fornecido, sendo que em ambos os casos, as maiores médias pertencem ao grupo de graduação em Fonoaudiologia. Para as demais comparações, a diferença observada não foi estatisticamente relevante e obteve efeito pequeno. Notou-se também, melhora expressiva da autopercepção de aptidão para atendimento de implante coclear para os dois grupos, ambos similares e que, não houve diferença significativa entre os cursos em relação à autopercepção de mudança de perspectiva em relação ao implante coclear. Conclusão: Verificou-se que, alunos de graduação em fonoaudiologia, comparados com alunos de graduação de outras áreas da saúde, apresentam maior nível de conhecimento a respeito de implante coclear. Além disso, este grupo também apresentou maior satisfação com o conteúdo educativo disponibilizado para esta pesquisa.

.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.1372
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/39eia/anais-trabalhos-consulta/1372



Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
Bairro: Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01307-001

ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(51) 98053-4203
inscricoes@tribecaeventos.com.br
PROGRAMAÇÃO
(51) 99702-1511
cientifico@tribecaeventos.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(51) 98338-0908
comercial@tribecaeventos.com.br
Desenvolvido por Dinamk Tech  
Certificados
Icone do Whatsapp