VALIDAÇÃO DOS FOLHETOS DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ATIVA (EDUCA) PARA INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RESULTADOS PRELIMINARES
Salgueiro, A. C. ;
Bucuvic, E. C. ;
Ferrari, D. V. ;
Introdução: Muitos indivíduos com deficiência auditiva continuam a ter dificuldades de comunicação substanciais mesmo após a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual, podendo levar à desistência do tratamento. Tais indivíduos podem se beneficiar de programas de gerenciamento da comunicação. O programa de intervenção em grupo “Educação em Comunicação Ativa” (EduCA) trata-se da adaptação do Active Communication Education (ACE) para a população brasileira, com o objetivo de proporcionar estratégias que auxiliem adultos e idosos com deficiência auditiva em suas atividades comunicacionais diárias. O EduCA estrutura-se em módulos com diferentes atividades organizadas em folhetos específicos, os quais devem ter legibilidade e validade para o público brasileiro, tanto dos elementos textuais como também os elementos semióticos e não textuais. Objetivo: Validar o conteúdo dos folhetos de atividade do Programa EduCA. Metodologia: Participaram deste estudo descritivo transversal (aprovação CEP n° 5.448.060) 11 indivíduos com deficiência auditiva (grupo A - 63,64% mulheres; média da idade de 57,45 ± 19,67 anos) e 12 fonoaudiólogos com experiência na área de reabilitação auditiva com adultos e/ou idosos (grupo B; 83,33% mulheres; média de idade de 39,58 ± 10,26). Dois folhetos de atividades relativos à comunicação em grupo e no ruído foram apresentados presencialmente (grupo A) ou a distância (grupo B). Os participantes foram solicitados a realizar a leitura, sugerir melhorias para o folheto e também a responder ao “Instrumento de Avaliação de Materiais Educacionais Impressos para o Paciente” (PEMAT) adaptado via entrevista (Grupo A) ou formulário online (Grupo B). O PEMAT contém 24 afirmações divididas em duas dimensões (compreensão e aplicabilidade), com opções de resposta: concordo (1 ponto), discordo (0 pontos) ou não aplicável (não pontuado). A pontuação foi dada pela somatória dos pontos atribuídos em cada dimensão, dividido pela pontuação possível de ser obtida nesta mesma dimensão e multiplicado por 100. Pontuações maiores são indicativas de melhor qualidade. Resultados: Em média, a pontuação dos folhetos para a dimensão compreensão e aplicabilidade foi de respectivamente 92,73% e 90,91% (grupo A) e 94,10% e 93,10% (grupo B). As sugestões de melhoria foram relacionadas ao aprimoramento das ilustrações representativas de uma sala de uma casa (grupo A) e uso de maior números e ilustrações e infográficos para facilitar a compreensão (grupo B). Conclusão: Embora preliminares, os resultados indicam a validade dos folhetos de atividades para o público brasileiro. As sugestões balizarão o aprimoramento dos folhetos prévios à sua disponibilização para os pacientes.
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