CONTRIBUIÇÃO DE LIGAS ACADÊMICAS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS NA ÁREA DE AUDIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gonçalves, A. L. S. ;
GARRIDO, S. R. T. ;
MATTOS, L.S. ;
TAVARES, L.T. ;
SANTOS, A.J.A. ;
SANTOS, F.S. ;
SANCHES, J. F. ;
OLIVEIRA, M. B. ;
ALVARENGA, K. F. ;
LOURENÇONE, L. Z. M. ;
A Liga Acadêmica Interdisciplinar em Audição e Equilíbrio (LIAE) foi fundada em 2020 por acadêmicos do curso de fonoaudiologia com o objetivo de promover conhecimento em temáticas relevantes por meio de estudos avançados e ambiente acadêmico de pensamento crítico interdisciplinar, com a participação de seus membros e de toda a sociedade interessada. O objetivo do presente relato consiste em descrever a experiência da “Oficina de Mascaramento” ministrada de forma online, por meio da Plataforma Youtube. A participação no evento exigiu a inscrição prévia, mas sem cobrar taxa e teve como público-alvo estudantes e profissionais interessados no tema. A duração foi de 2 horas e meia e contou com a presença de duas fonoaudiólogas ministrantes, que conduziram a discussão de casos clínicos e responderam às dúvidas enviadas pelos espectadores. Não houve necessidade de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Como resultado, foi registrada a presença de 1716 pessoas no evento, dentre estas acadêmicos e profissionais em Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia, internos e externos ao campus. Deste total, a maioria dos participantes (>90%) avaliaram o evento como “ótimo” e uma minoria (<1%) como “regular”. Foram encaminhadas 43 perguntas durante o encontro para as ministrantes e sorteados cinco livros sobre a temática, dentre 982 pessoas interessadas no sorteio. Quanto aos comentários e sugestões, 603 pessoas comentaram positivamente sobre o evento, representando 100% de todos os comentários enviados. Assim, conclui-se que o desenvolvimento de atividades complementares à formação acadêmica e profissional por meio de plataformas online, possibilita além da aquisição de novas experiências, a participação de estudantes e profissionais de diferentes cidades e regiões, o que possibilita a interação e troca de aprendizados inter instituições e entre diferentes níveis de formação.
SLEUTJES, M. H. S. C. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, v. 33, n. 3, p. 99 a 101–99 a 101, 21 mar. 1999.
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