CORRELAÇÃO ENTRE A MEMÓRIA AUDITIVA E O USO DIÁRIO DE AASI EM ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
I.R.D.S. ;
M.C.P ;
B.H.P. ;
L.F.G. ;
J.S.B. ;
INTRODUÇÃO: O desenvolvimento da habilidade de memória auditiva em crianças com deficiência auditiva pode estar alterado em decorrência da privação sensorial auditiva e os multifatores relacionados ao processo de reabilitação, incluindo, entre eles, o uso efetivo de dispositivos auditivos. Dada a importância desta habilidade para o desempenho comunicativo e acadêmico das crianças, é importante que seu desenvolvimento seja estudado nesta população. OBJETIVO: Correlacionar o tempo de uso (horas/dia) dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e o escore em uma prova de memória auditiva em crianças com deficiência auditiva, usuárias de um serviço de reabilitação auditiva. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética, sob o número do parecer: 3.440.683. A amostra foi constituída por 11 crianças com idades entre 8 a 11 anos com perda auditiva bilateral, de graus leve a severo, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em ambas as orelhas (OD e OE). Os instrumentos de coleta foram a ferramenta data logging dos aparelhos auditivos e um instrumento de memória auditiva. As coletas ocorreram no mesmo período. Os dados foram tabulados em planilha ExcelⓇ, sendo analisados de maneira descritiva e inferencial, por meio do software Jamovi, considerando p significativo menor que 0,05. Utilizou-se a matriz de correlação com teste de Pearson. RESULTADOS: A média de uso do AASI na OD foi de 11 horas/dia e na OE 9,2 horas/dia. Em relação aos resultados da avaliação de memória auditiva, todas as crianças estavam abaixo do esperado para a idade, com média do grupo de 47,5 pontos no total do protocolo aplicado. Não houve correlação estatisticamente significativa na análise de matriz de correlações entre o tempo de uso diário de AASI e a habilidade de memória auditiva na amostra estudada, não sendo possível realizar a análise de regressão. CONCLUSÃO: Para os escolares avaliados neste estudo a média de uso do AASI na orelha direita esteve dentro do mínimo necessário para um bom desempenho na linguagem, porém, não na orelha esquerda. Não foi observada correlação entre o uso diário dos dispositivos auditivos e os escores na prova de memória auditiva. Este estudo terá continuidade e será realizada a análise de um maior n amostral, que poderá trazer evidências acerca do papel do uso diário dos dispositivos auditivos no desempenho em memória auditiva.
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