38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

HABILIDADES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE APARELHO AUDITIVO
Speck, LSP ; Vargas, T ; Woide, L.K ; Paiva, K.M ; Haas, P. ;

Introdução: A audição é a principal forma de desenvolvimento da criança para o desenvolvimento da fala e da linguagem. A perda auditiva em crianças pré-linguísticas pode figurar em importantes alterações no desenvolvimento da criança em várias escalas diferentes a serem observadas. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças usuárias de aparelho auditivo. Metodologia: A estratégia de busca consistiu em recuperar e extratificar artigos científicos publicados nas bases de dados MedLine (Pubmed), LILACS, SciELO, Scopus, Web of Science e Bireme sem restrições de idioma, período de publicação e localização. Os critérios de inclusão para foram atendidos com o resgate dos artigos que responderam à questão norteadora da pesquisa que visa avaliar, a partir da literatura científica, a importância do desenvolvimento da habilidade linguística das crianças usuárias de aparelho auditivo por meio de uma revisão narrativa da literatura e a qualidade dos estudos admitidos pelo protocolo de Pithon et al. (2015) com pontuação qualitativa. A análise dos dados foi realizada com artigos elegíveis analisados e quantificados de acordo com os critérios propostos neste estudo, com juízes cegos na fase de recuperação. Inicialmente foram selecionados 64 artigos, posteriormente o número de artigos incluídos para análise foi de 53 após eliminação por repetição. Em seguida, os títulos e resumos foram extratificados e 46 foram excluídos por não permanecer dentro do escopo da proposta de pesquisa. Portanto, 07 artigos foram admitidos para análise final. Resultados: Os artigos selecionados atenderam aos critérios de inclusão e observou-se que existe um importante indicativo de que as crianças tendem a apresentar melhores limiares nas frequências baixas e médias e maiores graus de perda auditiva e também foram destacados resultados relacionados em níveis mais deficitários de todas as medidas linguísticas e de fala, bem como nas habilidades sensório-motoras. Nas crianças usuárias de aparelho auditivo observou-se uma melhora na percepção de fala e do som e conversação, mesmo que estas crianças possuam dificuldades na labialização e produção de consoantes, bem como um maior número de processos fonológicos. Conclusão: A avaliação realizada dos dados da pesquisa sugere que as crianças usuárias do aparelho auditivo indicam que pode existir um importante déficit nas habilidades linguísticas. Entretanto, quando os pacientes foram submetidos à estimulação das habilidades matemáticas e narrativas e ainda de estimulação para novas experiências auditivas, estes podem alcançar o mesmo resultado de crianças não usuárias de aparelho, revelando melhor desempenho por aquelas que receberam a intervenção precocemente.

GOUVEIA, Amanda Santiago de; OLIVEIRA, Mariani Maria de Freitas; GOULART, Ana Lúcia; AZEVEDO, Marisa Frasson de; PERISSINOTO, Jacy. Desenvolvimento de linguagem e das habilidades auditivas em prematuros adequados e pequenos para a idade gestacional: idade cronológica entre 18 e 36 meses. Codas, [S.L.], v. 32, n. 4, p. 3-4, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192018275.

HIDALGO, Céline; ZÉCRI, Annabelle; PESNOT-LEROUSSEAU, Jacques; TRUY, Eric; ROMAN, Stéphane; FALK, Simone; BELLA, Simone dalla; SCHÖN, Daniele. Rhythmic Abilities of Children With Hearing Loss. Ear & Hearing, [S.L.], v. 42, n. 2, p. 364-372, 30 jul. 2020. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). http://dx.doi.org/10.1097/aud.0000000000000926.

PEREIRA, Eduarda Anzolin; GONÇALVES, Laura Faustino; HAAS, Patricia; PAIVA, Karina Mary de; DUTRA, Ana Paula Blanco. Perfil audiológico de crianças com distúrbio primário de linguagem. Revista Neurociências, [S.L.], v. 29, p. 1-26, 14 out. 2021. Universidade Federal de Sao Paulo. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.12154

PINKL, Joseph; CASH, Erin K.; EVANS, Tommy C.; NEIJMAN, Timothy; HAMILTON, Jean W.; FERGUSON, Sarah D.; MARTINEZ, Jasmin L.; RUMLEY, Johanne; HUNTER, Lisa L.; MOORE, David R.. Short-Term Pediatric Acclimatization to Adaptive Hearing Aid Technology. American Journal Of Audiology, [S.L.], v. 30, n. 1, p. 76-92, 10 mar. 2021. American Speech Language Hearing Association. http://dx.doi.org/10.1044/2020_aja-20-00073.


DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.664
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/664


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