CARACTERIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE OCULOMOTRICIDADE EM ESCOLARES COM E SEM DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA E QUEIXAS DE APRENDIZAGEM
Santos, T. V. R. ;
Sleifer, P. ;
Introdução: A dislexia é um distúrbio da aprendizagem específica que tem origem neurobiológica. Indivíduos com dislexia têm as habilidades de desenvolver a leitura e escrita prejudicadas, enquanto o intelecto permanece dentro da normalidade. As alterações no rendimento escolar costumam ser o princípio indicativo da dislexia, principalmente no momento em que os processos da escrita e a leitura começam a ser trabalhados em sala de aula. Para que esses processos ocorram de maneira eficaz e satisfatória são necessários comportamentos oculomotores, caracterizados por movimentos oculares alternados de sacádicos, rastreios e fixações. Anormalidades no controle voluntário da sacada já têm sido observadas em indivíduos com dislexia e dificuldades de aprendizagem. Objetivo: Analisar os achados das avaliações de oculomotricidade em escolares com e sem diagnóstico de dislexia e queixas de aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso-controle, em que foram avaliados 30 escolares, oriundos de escolas públicas. O grupo estudo (GE) foi composto por 15 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia. O grupo controle (GC) foi constituído por 15 escolares sem queixas de aprendizagem e com excelente desempenho acadêmico por, pelo menos, dois bimestres consecutivos nas avaliações de português e matemática. Os grupos foram pareados por idade e gênero. A fim de descartar perda auditiva, todos os participantes passaram por uma triagem auditiva, composta por audiometria tonal limiar, audiometria vocal e medidas de imitância acústica. As avaliações foram realizadas por meio das provas oculomotoras da vectoeletronistagmografia, sendo elas: calibração, rastreio pendular, optocinético e pesquisa dos movimentos sacádicos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem, sob protocolo nº 30865. Resultados: Houve diferença significativa entre os grupos em todas as provas da avaliação de oculomotricidade. Na pesquisa do rastreio pendular, 15 (100%) escolares do GC obtiveram resultado do tipo I, enquanto que no GE 1 (7%) teve resultado do tipo I, 8 (53%) do tipo II e 6 (40%) do tipo III. Em relação ao optocinético, os 15 (100%) integrantes do GC apresentaram resultado simétrico, enquanto as respostas do GE indicaram velocidade reduzida e reflexos vestíbulo oculares mais lentos quando comparado ao GC (p= 0,021). Na análise dos movimentos sacádicos, todos do GC obtiveram resultado regular, ao passo que o GE apresentou velocidade reduzida e reflexos vestíbulo oculares mais lentos (p=0,035). Conclusão: As avaliações de oculomotricidade demonstraram uma diferença significativa entre os grupos para as medidas das provas oculomotoras da vectoeletronistagmografia, que indicaram velocidade reduzida, rastreios e reflexo vestíbulo-ocular mais lentos nas crianças com dislexia e queixas de aprendizagem. Alterações oculomotoras e do reflexo vestíbulo-ocular são considerados problemas otoneurológicos. Analisando os achados das avaliações de oculomotricidade em escolares com e sem diagnóstico de dislexia e queixas de aprendizagem conclui-se que o grupo de estudo possui comprometimento otoneurológico.
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