REFLEXÕES SOBRE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE AUDIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Vitória Thomé ;
Christiane Marques do Couto ;
INTRODUÇÃO:
Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Mundialmente, as instituições de ensino tiveram a necessidade de se adaptar diante do contexto pandêmico. Na instituição de ensino superior em que foi realizada esta pesquisa houve suspensão das atividades presenciais e o início do ensino remoto emergencial. Desse modo, disciplinas teóricas, teórico-práticas e prática do curso de graduação da instituição passaram a ser na modalidade remota, incluindo uma disciplina teórico-prática no terceiro semestre que aborda treino prático nos equipamentos audiológicos dos testes de avaliação audiológica básica e realização de avaliação nos próprios alunos.
OBJETIVO:
Verificar se a ausência da prática presencial na disciplina nos anos de 2020 e 2021 afetou a aquisição de habilidades e competências necessárias para a realização de Avaliação Audiológica Básica.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, de abordagem mista (QUAN + QUAL), aprovada pelo Comitê de Ética da Instituição (CAAE: 58573122.7.0000.5404). Os participantes (ingressantes nos anos de 2019 e 2020 com matrícula ativa, cursando ou tendo cursado a disciplina prática do quinto semestre em que os alunos realizam avaliação audiológica em pacientes) responderam a um formulário online, por meio da plataforma Google Forms, contendo um questionário com características sociodemográficas, além da investigação sobre os impactos da pandemia da COVID-19 no processo de aprendizagem e, especificamente, na disciplina teórica prática.
RESULTADOS:
Participaram ao todo 30 discentes (60% ingressantes no ano de 2020 e 40% ingressantes no ano de 2019), todas do sexo feminino, com idade média de 22 anos, sendo 93,3% solteiras, 83,3% brancas e 27,6% com renda média entre 1 e 2 salários mínimos.
A respeito do nível de aprendizagem para realização da Avaliação Audiológica Básica, é notório que a anamnese foi o procedimento clínico com maior número de notas 5. Os procedimentos que envolvem Exame Físico, Audiometria Tonal, Logoaudiometria e Imitanciometria, tiveram médias abaixo de 5, sendo o procedimento de mascaramento de via óssea o que mais possui notas 0.
Quanto ao nível de confiança ao final da disciplina teórico prática para realização da Avaliação Audiológica Básica, houve um empate nas notas 2 e 3, com 8 respostas cada, além de que apenas uma discente respondeu que se sente confiança total (5) e duas discentes responderam que não se sentiram nada confiante (0).
Sobre as habilidades e competências exigidas na disciplina prática com atendimento ao paciente, o que os resultados mostram é que em nenhuma das habilidades/competências as estudantes se sentiram aptas para cumprirem.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a ausência da prática presencial na modalidade teórico-prática afetou o nível de confiança e aprendizagem dos discentes quanto a realização dos procedimentos da Avaliação Audiológica Básica, o que impactou diretamente no desempenho das habilidades exigidas na disciplina prática com atendimento a pacientes.
AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha mestra, v. 14, n. 41a, p. 52-62, 2020.
CAIRNEY-HILL, Jess et al. Challenges and opportunities for undergraduate clinical teaching during and beyond the COVID-19 pandemic. Journal of the Royal Society of Medicine, v. 114, n. 3, p. 113-116, 2021. Disponível em:
CAMPOS FILHO, Amadeu Sá de et al. O ensino remoto no curso de Medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. Disponível em:
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DADOS DE PUBLICAÇÃO